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A importância da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem

dc.contributor.advisorSimões, Maria de Fátima de Jesus
dc.contributor.authorMartins, Emanuel Fernando Passos
dc.date.accessioned2014-11-03T19:25:19Z
dc.date.available2014-11-03T19:25:19Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.description.abstractOs pressupostos teóricos subjacentes a este trabalho tiveram como mote uma reflexão sobre as perspectivas de mudar e melhorar as práticas de avaliação formativa, dado que são complexas as suas relações com os processos de ensino e aprendizagem. A importância da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem é um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, que pretende conhecer a opinião dos professores dos ensinos básico e secundário sobre o modo como é planeada e realizada a avaliação formativa. A amostra é constituída por 200 professores das diferentes áreas curriculares e exercendo a profissão docente em algumas escolas, geograficamente pertencentes aos Quadros de Zona Pedagógica de Castelo Branco e Guarda. Para a validação do instrumento recorremos a uma escala de tipo Likert, com cinco factores, com um bom grau de fiabilidade: dimensão 1 (alpha = .77); dimensão 2 (alpha = .63) e dimensão 3 (alpha = .74). As análises às três dimensões(Avaliação formativa; Concepção ensino-aprendizagem e Critérios e instrumentos de avaliação) foram efectuadas através da ANOVA e do teste t de Student .Este estudo revela que houve diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis independentes (sexo e idade) e as dependentes (Avaliação formativa; Concepção ensino-aprendizagem e Critérios e instrumentos de avaliação).por
dc.description.abstractThe theoretical assumptions underlying this work have as main aim a reflection on the prospects for changing and improving the practices on the formative assessment, as it is a complex process when relating teaching and learning. The importance of formative assessment in the process of teaching and learning is a study of qualitative and quantitative nature, to know the opinion of teachers of primary and secondary education and how they plan and carry out the formative assessment. The sample consists on 200 teachers from different curriculum areas, working in different schools, geographically belonging to the Castelo Branco and Guarda (QZP). To validate the instrument it was used a Likert scale, with five factors, with a good degree of reliability: size 1 (alpha = .77), size 2 (alpha = .63) and size 3 (alpha = .74) (1). The analysis to three dimensions (Evaluation formative; design teachinglearning and assessment criteria and instruments) were made using ANOVA and Student t test. This study shows that there were significant differences between the independent variables (gender and age) and the dependents (formative assessment, teaching-learning design and evaluation criteria and instruments).
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2553
dc.language.isoporpor
dc.subjectMétodos de avaliaçãopor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.titleA importância da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineSupervisão Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Supervisão Pedagógicapor

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