Repository logo
 
Publication

Comparação dos efeitos de dois Modelos de Ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Voleibol

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopor
dc.contributor.advisorFerraz, Ricardo Manuel Pires
dc.contributor.authorPereira, Bruno Miguel Garção
dc.date.accessioned2024-12-03T15:59:17Z
dc.date.available2024-12-03T15:59:17Z
dc.date.issued2024-07-17
dc.date.submitted2024-06-28
dc.description.abstractO presente relatório de estágio divide-se em duas partes. Na primeira, foi realizada uma reflexão autobiográfica da atividade no ensino na área disciplinar de educação física, assim como o meu desenvolvimento profissional durante estes vinte anos. Foi também refletida a minha prática profissional no âmbito onde pretendo adquirir a profissionalização (3º ciclo e secundário), conduzida no ano letivo 2022/2023, ao nível da observação e lecionação de aulas. Deste modo, esta experiência pedagógica foi adquirida numa turma de 11º ano, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENA) – Castelo Branco, na Escola Secundária Nuno Álvares (ESNA). Na segunda parte, realizou-se um estudo de investigação em contexto escolar, com o objetivo de comparar a aplicação de dois modelos de ensino, Modelo de Instrução Direta (MID) e Modelo de Ensino dos Jogos para a Compreensão (TGfU) na lecionação de uma unidade didática de voleibol. Os resultados obtidos permitiram concluir que a aplicação de pressupostos do TGfU, especialmente a exercitação prevalente de situações de jogo contextualizadas, permitiu melhorar o desempenho dos alunos nas variáveis de desempenho consideradas.por
dc.description.abstractThis internship report is divided into two parts. In the first, an autobiographical reflection was carried out on my teaching activity in the subject area of physical education, as well as my professional development during these twenty years. My professional practice was also reflected in the scope where I intend to acquire professionalization (3rd cycle and secondary), conducted in the 2022/2023 academic year, in terms of observation and teaching classes. In this way, this pedagogical experience was acquired in an 11th year class, from the Nuno Álvares School Group (AENA) – Castelo Branco, at Escola Secundária Nuno Álvares (ESNA). In the second part, a research study was carried out in a school context, with the aim of comparing the application of two teaching models, Direct Instruction Models (DI) and the Games for Understanding Teaching Model (TGfU) in teaching a volleyball teaching unit. The results obtained allowed us to conclude that the application of TGfU assumptions, especially the prevalent exercise of contextualized game situations, allowed students' performance to be improved in the performance variables considered.eng
dc.identifier.tid203737792
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14854
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEducação Física (Ef)por
dc.subjectJogos Desportivos Coletivos (Jdc)por
dc.subjectModelo de Ensino dos Jogos para a Compreensão (Tgfu)por
dc.subjectModelo de Instrução Direta (Mid)por
dc.subjectVoleibolpor
dc.titleComparação dos efeitos de dois Modelos de Ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Voleibolpor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas Nuno Álvarespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10680_25357.pdf
Size:
8.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format