Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
7734_16467.pdf2.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O estágio pedagógico é a primeira integração em contexto real de um professor de Educação Física, onde este pode colocar em prática os conhecimentos aprendidos anteriormente. O primeiro capítulo visa explicar a experiência no contexto escolar de um professor estagiário em Educação Física ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo de 2019-2020. Pretende-se evidenciar todo o processo de ensino e aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade, bem como uma introspeção sobre todo o trabalho concretizado. O segundo capítulo é dedicado ao trabalho de investigação, que teve como intuito compreender o efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores, em contexto escolar, utilizando como referência o teste “flexões de braços” da bateria de testes do FITescola. Um programa de treino específico para a força dos membros superiores foi aplicado a alunos do décimo ano, em forma de circuito, durante oito semanas. Neste estudo participaram 36 alunos, divididos por um grupo experimental (n=17) e um grupo de controlo (n=19) os quais realizaram um pré-teste no final do primeiro período e um pós-teste no final do segundo período. Os resultados obtidos indicaram que houve uma evolução significativa do “pré-teste” (11.59 ± 9.014) para o “pós-teste (16.00 ± 7.608) e que a variável “sexo” é um fator de influência nos resultados obtidos.
The pedagogical internship is the first contact that a physical education teacher has with the actual school reality, and it is where they can practice everything that they have previously learned. The first chapter aims to outline the experience of a trainee physical education teacher within the school context throughout the internship that was carried out at Escola Secundária Campos Melo, in Covilhã, in the school year 2019-2020. This paper aims to show the entire teaching and learning process involved and the trainee teacher’s engagement with the school and the community, and it also intends to be a reflection on all the work that was carried out throughout the year. The second chapter refers to the research work, the goal of which was to improve the understanding of how an upper-limb strength training program, within the school context, may influence the development of specific strength, using the “push-up” test from the FITescola test battery as a reference. A specific upper-limb strength training program was applied to 10th-grade students, as a circuit, for eight weeks. Thirty-six students took part in this study, which were divided into an experimental group (n = 16) and a control group (n = 19) that performed a pre-test that was carried out at the end of the first term, as well as a post-test at the end of the second term. The results indicated that there was a significant evolution from the “pre-test” (11,59 ± 9,014) to the “post-test” (16,00 ± 7,608), and that the “gender” variable is a contributor to the results obtained.

Description

Keywords

Educação Física Estágio Pedagógico Fitescola Força Programa de Treino

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue