Repository logo
 
Publication

Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopor
dc.contributor.advisorVicente, António Manuel Neves
dc.contributor.advisorFigueiredo, Sérgio Miguel Ponciano
dc.contributor.authorCastro, Mariana Rebelo Ribeiro Centeno de
dc.date.accessioned2020-12-28T16:20:02Z
dc.date.available2020-12-28T16:20:02Z
dc.date.issued2020-07-23
dc.date.submitted2020-06-30
dc.description.abstractO estágio pedagógico é a primeira integração em contexto real de um professor de Educação Física, onde este pode colocar em prática os conhecimentos aprendidos anteriormente. O primeiro capítulo visa explicar a experiência no contexto escolar de um professor estagiário em Educação Física ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo de 2019-2020. Pretende-se evidenciar todo o processo de ensino e aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade, bem como uma introspeção sobre todo o trabalho concretizado. O segundo capítulo é dedicado ao trabalho de investigação, que teve como intuito compreender o efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores, em contexto escolar, utilizando como referência o teste “flexões de braços” da bateria de testes do FITescola. Um programa de treino específico para a força dos membros superiores foi aplicado a alunos do décimo ano, em forma de circuito, durante oito semanas. Neste estudo participaram 36 alunos, divididos por um grupo experimental (n=17) e um grupo de controlo (n=19) os quais realizaram um pré-teste no final do primeiro período e um pós-teste no final do segundo período. Os resultados obtidos indicaram que houve uma evolução significativa do “pré-teste” (11.59 ± 9.014) para o “pós-teste (16.00 ± 7.608) e que a variável “sexo” é um fator de influência nos resultados obtidos.por
dc.description.abstractThe pedagogical internship is the first contact that a physical education teacher has with the actual school reality, and it is where they can practice everything that they have previously learned. The first chapter aims to outline the experience of a trainee physical education teacher within the school context throughout the internship that was carried out at Escola Secundária Campos Melo, in Covilhã, in the school year 2019-2020. This paper aims to show the entire teaching and learning process involved and the trainee teacher’s engagement with the school and the community, and it also intends to be a reflection on all the work that was carried out throughout the year. The second chapter refers to the research work, the goal of which was to improve the understanding of how an upper-limb strength training program, within the school context, may influence the development of specific strength, using the “push-up” test from the FITescola test battery as a reference. A specific upper-limb strength training program was applied to 10th-grade students, as a circuit, for eight weeks. Thirty-six students took part in this study, which were divided into an experimental group (n = 16) and a control group (n = 19) that performed a pre-test that was carried out at the end of the first term, as well as a post-test at the end of the second term. The results indicated that there was a significant evolution from the “pre-test” (11,59 ± 9,014) to the “post-test” (16,00 ± 7,608), and that the “gender” variable is a contributor to the results obtained.eng
dc.identifier.tid202567508
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10919
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectFitescolapor
dc.subjectForçapor
dc.subjectPrograma de Treinopor
dc.titleEfeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolarpor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
7734_16467.pdf
Size:
2.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format