Repository logo
 
Publication

Influência da Motivação Extrínseca nos Resultados de Testes do FITescola

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopor
dc.contributor.advisorVicente, António Manuel Neves
dc.contributor.authorFerraz, Andre Filipe Santos
dc.date.accessioned2024-01-15T14:36:36Z
dc.date.available2024-01-15T14:36:36Z
dc.date.issued2023-11-21
dc.date.submitted2023-10-05
dc.description.abstractO presente relatório documenta as aprendizagens adquiridas no Estágio Pedagógico realizado durante o ano letivo de 2022/2023 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã (ESQP). Este relatório aborda a minha intervenção pedagógica, com o propósito de apresentar o trabalho realizado em diversos ciclos de ensino, destacar as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, relatar a minha participação no Desporto Escolar, descrever as responsabilidades desempenhadas como assessor da Direção de Turma e evidenciar a minha integração como Professor Estagiário na comunidade escolar. Na segunda parte do relatório encontra-se a investigação que foi realizada procurando compreender causas da aparente desmotivação dos alunos nas aulas de Educação Física e teve como objetivo avaliar a possível influência da motivação extrínseca e do feedback positivo nos resultados dos alunos em avaliações do programa FITescola. Participaram no estudo 21 estudantes do 10º ano da ESQP. Os resultados obtidos permitiram verificar que o feedback positivo teve um impacto significativo nos resultados do teste do vaivém, sendo que o mesmo não se verificou de forma consistente nos testes dos abdominais, flexões ou salto horizontal, nos quais as diferenças não foram estatisticamente significativas. Podemos assim afirmar que a motivação extrínseca parecendo ser benéfica em contextos específicos, será importante no processo de aprendizagem dos alunos pelo que os docentes a podem e devem utilizar nas aulas de educação física.por
dc.description.abstractThis report documents the acquired knowledge during the Pedagogical Internship conducted throughout the 2022/2023 academic year at Quinta das Palmeiras Secondary School in Covilhã (ESQP). The report encompasses my pedagogical intervention, aiming to present the work carried out across various educational levels, highlight the activities conducted throughout the school year, recount my involvement in School Sports, describe the responsibilities assumed as a Class Advisor, and underscore my integration as a Trainee Teacher within the school community. In the second part of the report, the conducted research is presented, seeking to comprehend the reasons behind students' apparent lack of motivation in Physical Education classes. The primary objective was to assess the potential influence of extrinsic motivation and positive feedback on student performance in assessments within the FITescola program. The study involved 21 tenthgrade students from ESQP. The results revealed that positive feedback significantly impacted the results of the shuttle run test, although this effect was not consistently observed in tests involving sit-ups, push-ups, or horizontal jumps, where the differences were not statistically significant. Thus, it can be affirmed that extrinsic motivation, while beneficial in specific contexts, plays a crucial role in students' learning process, and teachers can and should utilize it in physical education classes.eng
dc.identifier.tid203460570
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14042
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectFitescolapor
dc.subjectLecionaçãopor
dc.subjectMotivação Extrínsecapor
dc.titleInfluência da Motivação Extrínseca nos Resultados de Testes do FITescolapor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundaria Quinta das Palmeiraspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10009_22037.pdf
Size:
3.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format