Repository logo
 
Publication

Conceção Sustentável de Produtos Jornalísticos em Dispositivos Móveis face ao Mercado

dc.contributor.authorFéres, Lílian Márcia Chein
dc.contributor.authorCorreia, João Carlos
dc.date.accessioned2020-02-17T14:32:16Z
dc.date.available2020-02-17T14:32:16Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO smartphone, ou seja, telefone móvel “inteligente” baseado em um sistema operacional móvel (iOs, Android), com mais capacidade de computação avançada e conectividade do que um telefone fixo, começa a ocupar importante espaço na vida das pessoas, em especial quando se pensa em conectividade. Por outro lado, gerou o que Thomas Davenport descreve como era da “economia da atenção” e, como consequência, emergem questões relacionadas não somente ao papel do jornalista que precisa reinventar-se assim como os meios de comunicação. Esta proposta de comunicação tem por objetivo apresentar o ecossistema tradicional e o digital, analisando a concepção sustentável de produtos jornalísticos em dispositivos móveis face ao mercado. A partir da questão (macro) teórica “o que predispõe o público a pagar por conteúdo jornalístico digital?” questiona-se a distribuição desses conteúdos em smartphones, phablets e tablets. No que se refere à transição da leitura em papel para a versão digital, apresenta-se um estudo de caso de uma revista brasileira que buscou a convergência. Uma amostragem composta por compradores (em quiosques) do Jornal Expresso serve de base para compreender o comportamento deste consumidor de informação e em que medida o modelo adotado, recentemente, pelo Expresso, pode ou poderia ser considerado sustentável.pt_PT
dc.description.abstractThe smartphone, running a mobile operating system (iOS, Android), with more advanced computing ability and connectivity feature than a landline, is becoming an extension of human being as it takes place of people’s lives, especially when thinking about connectivity that leads into ubiquity. On the other side, the Information Revolution generated a well-known issue: an information overload creating what Thomas Davenport has called “attention economy”. As a result, emerge issues related not only to the role of the journalist who needs to reinvent itself as well as the media. This paper aims to present the traditional and the digital ecosystem, analysing journalism’s sustainable design on mobile devices: what does the marketplace not get yet? From the theoretical question (macro) “what does predispose the public to pay for digital news content?” come up issues related to content distribution through smartphones, tablets and phablets. Regarding the transition from reading on paper to digital version has been presented a case study of a Brazilian magazine that sought convergence. A sample research made with buyers (kiosks) of a Portuguese newspaper (Expresso) is the basis for understanding the behaviour of these consumers of news information and if the recently business model opted for by Expresso can or could be considered sustainable.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8600-26
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9287
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherConceção Sustentável de Produtos Jornalísticos em Dispositivos Móveis face ao Mercado in Zara Pinto-Coelho e Nelson Zagalo (2014) Comunicação e Cultura. III Jornadas Doutorais, Ciências da Comunicac\ao e Estudos Culturais e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho .© pp. 200 -217pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1958/1882pt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectUbiquidadept_PT
dc.subjectConvergênciapt_PT
dc.subjectEcossistemapt_PT
dc.subjectEcologia dos meiospt_PT
dc.titleConceção Sustentável de Produtos Jornalísticos em Dispositivos Móveis face ao Mercadopt_PT
dc.title.alternativeJournalism’s Sustainable Design on Mobile Devices: What Does the Marketplace not Get yet?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Universidade do Minhopt_PT
oaire.citation.endPage217pt_PT
oaire.citation.startPage200pt_PT
oaire.citation.titleIII Jornadas Doutorais, Ciências da Comunicacão e Estudos Culturaispt_PT
person.familyNameChein Féres
person.familyNameCorreia
person.givenNameLílian Márcia
person.givenNameJoão Carlos Ferreira
person.identifier.ciencia-id7E11-E7AF-F2FD
person.identifier.ciencia-id371A-2BFD-2E6E
person.identifier.orcid0000-0002-6317-9007
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication78fd80c7-63c1-4db9-bc10-2ea989da2623
relation.isAuthorOfPublication4ebfe487-ac5b-464c-a533-5d48b06930c2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4ebfe487-ac5b-464c-a533-5d48b06930c2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Concepção Sustentável de produtos jornalísticos face ao mercado.pdf
Size:
410.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: