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Stress, Bem-estar físico e mental e Resultados académicos dos estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior

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Abstract(s)

Introdução: O stress tem sido um tema bastante abordado pelas mais diversas áreas nos últimos anos, não só devido à sua prevalência crescente, mas também devido ao seu notório impacto negativo na saúde física e mental dos indivíduos associando-se a défices no funcionamento cognitivo e na aprendizagem. Este estudo pretende caraterizar os níveis de stress percebido pelos alunos de Medicina da Universidade da Beira Interior e compreender de que forma estes influenciam os seus resultados académicos e o seu bem-estar físico e mental. Materiais e Métodos: Estudo transversal com uma amostra de 134 alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior. Foram aplicados os seguintes instrumentos: um questionário para recolha de dados sociodemográficos, a Escala de Perceção de Stress-13 itens, o questionário Brief-COPE e o Inventário de Depressão de Beck. Para caraterização dos resultados académicos dos participantes foram usados dados relativos a um exame de avaliação. A análise dos dados foi realizada através do SPSS, versão 25. Resultados: Dos 134 participantes, 57 são do 1º ano e 77 do 3ºano. A maioria são do sexo feminino (70,9%) e apresentam uma média de idades de aproximadamente 20 anos (20,30 ± 2,30). Verificamos que altos níveis de stress percebido são preditores de uma pior classificação do aluno (b=-0,81; p <0,05) e apresentam uma correlação significativa, sendo positiva forte, com os índices de depressão (r=0,722; p <0,001). O recurso a estratégias de coping de Reinterpretação Positiva está associado a melhores classificações dos alunos (b=1,232; p <0,001) ao contrário do recurso a estratégias de Negação e Auto Distração que estão associados a piores resultados (b=-0,973 e b=-0,745, respetivamente; p <0,05). Aproximadamente 19% dos participantes revelou algum grau de depressão sendo que destes apenas 28% obteve algum tipo de apoio psicológico. Verificamos ainda que quanto mais elevados forem os índices de depressão, maior será o uso de estratégias de Desinvestimento Comportamental (r=0,369; p <0,001;) e de Auto Culpabilização (r=0,327; p <0,001), sendo significativamente menor o uso de estratégias de Reinterpretação Positiva (r=-0,306; p <0,001). Conclusão: Os resultados deste estudo demonstram alguns dos efeitos nefastos dos elevados níveis de stress, não só ao nível dos resultados académicos, mas também do próprio bem-estar do estudante de Medicina. Assim sendo torna-se fulcral o desenvolvimento de iniciativas de identificação e gestão do stress que fomentem o uso de estratégias adequadas de coping que a longo prazo poderão beneficiar não só os futuros profissionais e o ambiente em que estão inseridos, como os próprios doentes e a população em geral.
Introduction: Stress has been a subject that has been approached in many different areas in recent years, not only due to its increasing prevalence, but also due to its notorious negative impact on the physical and mental health of individuals associated with deficits in cognitive functioning and learning. This study aims to characterize the levels of stress perceived by the medical students of the University of Beira Interior and to understand how these influence their academic results and their physical and mental well-being. Materials and Methods: Cross-sectional study with a sample of 134 students from the Integrated Masters in Medicine, University of Beira Interior. The following instruments were applied: a questionnaire for sociodemographic data collection, the Perceived Stress Scale-13 items, the Brief-COPE questionnaire, and the Beck Depression Inventory. To characterize the academic results of the participants, data of an evaluation exam was used. Data analysis was performed through SPSS, version 25. Results: Of the 134 participants, 57 are from the 1st year and 77 from the 3rd year. The majority are female (70, 9%) and present a mean age of approximately 20 years (20, 30 ± 2, 30). We observed that high levels of perceived stress are predictors of poorer academic results (b=-0, 81; p <0, 05) and have a significant positive correlation with depression indices (r= 0,722; p <0.001). The use of Positive Reinterpretation coping strategies is associated with better classifications of students (b=1,232;p <0,001) as opposed to the use of Negation and Self Distraction strategies that are associated with worse results (b=-0,973 and b=-0,745, respectively; p<0,05). Approximately 19% of the participants revealed some degree of depression and only 28% of them received any kind of psychological support. We also verified that the higher the depression rates, the greater the use of Behavioral Divestment (r=0,369; p <0,001) and Self-Blaming strategies (r=0,327; p <0,001), instead of Positive Reinterpretation strategies (r=-0,306; p <0,001). Conclusion: The results of this study demonstrate some of the harmful effects of high levels of stress, not only on the academic results, but also on the medical student's own well-being. Therefore, it becomes crucial the development of stress identification and management initiatives that encourage the use of appropriate coping strategies that in a long term may benefit not only future professionals and the environment in which they are inserted, such as the patients themselves and the general population.

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Depressão Estratégias de Coping Estudantes de Medicina Resultados Académicos Stress

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