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Bibliografia da literatura infantil portuguesa na primeira década do século XXI e hábitos de leitura
dc.contributor.advisor | Pereira, António dos Santos | |
dc.contributor.author | Vieira, Sara Patrícia Marques | |
dc.date.accessioned | 2015-05-27T12:19:00Z | |
dc.date.available | 2015-05-27T12:19:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012-10 | |
dc.description.abstract | O estudo valida a legitimidade da Literatura Infantil no âmbito da sala de aula, enquanto tipologia de texto capaz de fornecer aos alunos múltiplas competências que farão deles leitores autónomos e proficientes. Deste modo, torna-se indispensável consciencializar os docentes, potenciais agentes de mediação, para esta realidade, dando-lhes a conhecer o respetivo manancial à sua disposição nas nossas livrarias. Cabe ao professor do 1º ciclo entender a formação dos hábitos de leitura como um processo em que ele próprio seja um bom leitor: conheça os livros, os conteúdos e temas dos mesmos. Assim, a presente investigação tem como principais objetivos: por um lado constituir uma bibliografia da literatura infantil em Portugal na primeira década do século XXI, dando uma breve panorâmica de algumas obras e dos seus autores, fazendo uma análise aos temas que as mesmas abordam, realizando-se para o efeito uma recolha de originais dos autores portugueses; por outro lado e de forma a contribuir para a consciencialização da importância da criação de hábitos de leitura, pretendeu também verificar o contributo da leitura e da literatura infantil na formação humana e nas competências linguísticas dos alunos, no âmbito cognitivo e social. Neste caso, a amostra, constituída por 35 indivíduos, alunos do 4º ano do ensino básico, do Agrupamento de Escola do Concelho da Chamusca, com média de idade de 9,3±0,5 anos, foi dividida em três grupos, quanto aos hábitos de leitura: Raramente (n=14), Bastante (n=8); Muito (n=13). Avaliaram-se as competências linguísticas dos alunos, através de um questionário concebido para o efeito. Os dados obtidos foram tratados no S.P.S.S. 19.0, através da estatística descritiva (percentuais relativos e absolutos, média e desvio padrão), e análise de variância, através do teste de SCHEFFÉ. Adotou-se um nível de significância de 5%. Procedeu-se à análise dos resultados onde extraímos algumas conclusões: as crianças com melhores hábitos de leitura demonstraram melhores desempenhos em relação à compreensão leitora. Terminámos tecendo algumas considerações, tendo em conta os resultados verificados, tentando relacioná-los com algumas referências a estudos desenvolvidos com a mesma temática. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3387 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Hábitos de leitura - Portugal - Séc. 21 | por |
dc.subject | Compreensão da leitura | por |
dc.subject | Competência leitora | por |
dc.subject | Promoção da leitura | por |
dc.title | Bibliografia da literatura infantil portuguesa na primeira década do século XXI e hábitos de leitura | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Estudos Didáticos, Culturais, Linguísticos e Literários | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Estudos Didáticos, Culturais, Linguísticos e Literários | por |