Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aproximação do poder público à população por meio de novas tecnologias de comunicação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
diego_pudo_dissertacao_versaofinal_revista.pdf1.96 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A pesquisa investiga as transformações do novo discurso político nas atuais campanhas e atuações políticas em virtude do advento da internet, em especial das mídias sociais, uma nova oportunidade de quebra de barreira entre o poder público e a população. É analisado como agem tais pessoas, partidos ou entidades ligadas à política inseridos nestes novos e crescentes canais de comunicação, livres de filtros e descentralizados. O objeto de pesquisa é o relacionamento entre o político (seja monitorado por assessores e afins, ou não) e o cidadão eleitor por meios das redes sociais. A metodologia consiste em entrevistas com especialistas na área, como assessores de imprensa, relações públicas, jornalistas e marqueteiros políticos, além de pesquisa / inquérito online com políticos brasileiros e eleitores de mesma nacionalidade. O trabalho, por tratar de um tema extremamente recente e em constante transformação carece, em alguns momentos, de informação contida em obras literárias. Gera-se também algumas reflexões acerca do fênomeno Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América, um dos pioneiros na utilização de tais ferramentas para a política, e que, possivelmente tenha despertado o interesse de semelhantes em todo o mundo.

Description

Keywords

Redes sociais Internet - Democracia Internet - Poder político Redes sociais - Política brasileira Marketing político - Eleições - Brasil

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License