| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.96 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A pesquisa investiga as transformações do novo discurso político nas atuais campanhas e atuações políticas em virtude do advento da internet, em especial das mídias sociais, uma nova oportunidade de quebra de barreira entre o poder público e a população. É analisado como agem tais pessoas, partidos ou entidades ligadas à política inseridos nestes novos e crescentes canais de comunicação, livres de filtros e descentralizados. O objeto de pesquisa é o relacionamento entre o político (seja monitorado por assessores e afins, ou não) e o cidadão eleitor por meios das redes sociais. A metodologia consiste em entrevistas com especialistas na área, como assessores de imprensa, relações públicas, jornalistas e marqueteiros políticos, além de pesquisa / inquérito online com políticos brasileiros e eleitores de mesma nacionalidade. O trabalho, por tratar de um tema extremamente recente e em constante transformação carece, em alguns momentos, de informação contida em obras literárias. Gera-se também algumas reflexões acerca do fênomeno Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América, um dos pioneiros na utilização de tais ferramentas para a política, e que, possivelmente tenha despertado o interesse de semelhantes em todo o mundo.
Description
Keywords
Redes sociais Internet - Democracia Internet - Poder político Redes sociais - Política brasileira Marketing político - Eleições - Brasil
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior
