Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O efeito do Bikefit no desempenho de ciclistas e na prevenção de lesões não traumáticas associadas ao ciclismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4829_9618.pdf1.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução e Objetivos: O Bikefit é uma técnica de adaptar uma bicicleta às dimensões e características de um determinado ciclista de forma a maximizar o seu desempenho e conforto diminuindo dores e lesões não traumáticas associadas a prática deste desporto. Para tal são realizadas várias medições ao atleta que depois são utilizadas para calcular o tamanho ideal dos vários componentes da sua bicicleta. Este estudo tem como objetivo: estudar os efeitos do Bikefit no desempenho de ciclistas; estudar os efeitos do Bikefit na prevenção de lesões não traumáticas associadas ao ciclismo; compreender possíveis associações entre as medidas dos diferentes componentes da bicicleta e queixas físicas habituais em praticantes de ciclismo; procurar identificar as lesões não traumáticas ligadas ao ciclismo mais prevalentes e analisar a taxa de sucesso do Bikefit avaliando a taxa de satisfação dos atletas. Critérios de inclusão: -Indivíduos que sejam praticantes regulares da modalidade (pelo menos uma vez por semana) -Indivíduos que tenham já previamente realizado um Bikefit Critérios de exclusão: -Indivíduos que não tenham realizado Bikefit Materiais e Métodos: A cada sujeito da amostra foi aplicado um inquérito relacionado com a sua prática de ciclismo, as suas queixas físicas com ele relacionadas e com o Bikefit já efetuado antes deste estudo. O nível de significância estatística foi assumido para um valor a=0,05. Resultados: A amostra deste estudo é constituída por 35 atletas que praticam ciclismo de forma regular, sendo todos os 35 do género masculino. As idades variam entre 20 e 51 anos, sendo a media de idades de 34,94±8,018anos. Entre as pessoas inquiridas houve um ligeiro predomínio de atletas federados, com 21 indivíduos perfazendo 60% dos inquiridos enquanto 14 eram atletas não federados, ou seja 40 % da amostra. Dos 35 atletas, 34 (97.14%) referiram pelo menos uma queixa física. Destacam-se as dores de coluna, sendo que 17 (48.57%) tinham queixas álgicas a nível da coluna dorso-lombar e 16 (45.71%) tinham dores cervicais. 23 (65.71%) dos atletas inquiridos tinham gonalgias, mais especificamente 7 (20%) na face externa do joelho, 6 (17.14%) na face anterior e 10 (28.57%) na face medial do joelho. 31 (88.6%) dos inquiridos referiram terem necessitado de ajustar a altura do selim que foi a O efeito do Bikefit no desempenho de ciclistas e na prevenção de lesões não traumáticas associadas ao ciclismo viii medida que mais vezes foi alterada. Após a realização do Bikefit os ciclistas inquiridos relatam melhorias a nível das suas queixas físicas, dos 16 ciclistas com dor cervical 13 (81.25%) referiram melhorias, dos 17 indivíduos com dores dorso-lombares, 15 (88.24%) afirmam ter melhorado após o Bikefit, todos os 23 atletas que relataram dores no joelho, anca ou sob os metatarsos tiveram melhoria das suas queixas. Discussão: No período pós-Bikefit, 34 (97.14%) dos inquiridos afirmaram sentir melhorias quer no desempenho quer nas suas queixas físicas pelo que se pode dizer que o Bikefit parece levar a melhoria quer no desempenho dos atletas quer das suas queixas físicas. A dor cervical e as dores dorso-lombares parecem estar associadas a um alcance não adequado ao ciclista. Parece haver uma correlação entre altura e posição do selim com queixas álgicas do joelho. Conclusão: O Bikefit parece produzir melhoria das queixas físicas dos atletas e também melhoria do desempenho dos ciclistas. As dores da coluna dorsal (dor cervical e as dores dorso-lombares) parecem estar relacionadas com um alcance desadequado ao ciclista enquanto que as dores no joelho parecem relacionar-se com a altura e posição do selim. Contudo serão necessários mais estudos com amostras maiores e isolar cada queixa física de forma a perceber com certezas com que medidas e componentes da bicicleta se relaciona cada queixa física.
Introduction and Objectives: The Bikefit is a technique to adapt a bike to the dimensions and characteristics of a particular rider to maximize his performance and comfort reducing non-traumatic injuries associated with this sport. To this end various measurements of the athlete are taken which are then used to calculate the optimal size of the various components of his bike. This study aims: to study the effects of Bikefit in cyclists performance; to study the effects of Bikefit to prevent non traumatic injuries associated with cycling; understand possible associations between measures of the different components of the bike and habitual physical complaints of cyclists; identify the most prevalent non-traumatic cycling injuries and analyze Bikefit success rate evaluating the rate of satisfaction of athletes. Inclusion criteria: -Individual who are regular practitioners of the sport (at least once a week) -Individuals who have already previously carried out Bikefit Exclusion criteria: -Individuals that have not done Bikefit before Materials and Methods: To each subject of the sample was given a survey related to their practice of cycling, their physical complaints related to it and their Bikefit already done before this study. The level of statistical significance was assumed for a = 0.05 value. Results: The sample consists of 35 athletes who practice cycling regularly, with all 35 of the male gender. Ages vary between 20 and 51 years, with an average age of 34.94 ± 8,018 years. Among the respondents there was a slight predominance of federated athletes, with 21 individuals totaling 60% of respondents while 14 were non-federated athletes, or 40% of the sample. Of the 35 athletes, 34 (97.14%) reported at least one physical complaint. It is relevant to highlight the back pain, with 17 (48.57%) persons had algic complaints within the dorsal-lumbar spine, and 16 (45.71%) had neck pain. 23 (65.71%) of respondents had gonalgies athletes, more specifically 7 (20%) on the outer side of the knee, 6 (17:14%) and the anterior face 10 (28.57%) on the medial side of the knee. 31 (88.6%) of the respondents reported having needed to adjust the height of the saddle which was the measure changed more often. After completion of bikefit respondents report improvements in their physical complaints, 16 cyclists with neck pain 13 (81.25%) reported improvements and of 17 individuals with back O efeito do Bikefit no desempenho de ciclistas e na prevenção de lesões não traumáticas associadas ao ciclismo x pain, 15 (88.24%) claim to have improved after bikefit, all 23 athletes who reported pain in the knee, hip or under the metatarsals had improvement of their complaints. Discussion: In the post-Bikefit period, 34 (97.14%) of respondents said they felt improvements both in performance and in its physical complaints so we can say that the Bikefit seems to lead to improvement in both, athletes’ performances and their physical complaints. The cervical pain and back injury pain appear to be associated with a range not suited to the rider. There seems to be a correlation between height and saddle position with algic complaints of the knee. Conclusion: The Bikefit seems to produce improvement of physical complaints of athletes and also improving the performance of cyclists. The pain of the spine (neck pain and back injury pain) seem to be associated with an inadequate reach of the bike while the knee pain seem to relate to the saddle height and saddle position. However, it will take more studies with larger samples and isolate each physical complaint in order to understand with certainty that bike measures and components relates each physical complaint.

Description

Keywords

Bikefit Ciclismo. Lesões Não Traumáticas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue