Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aprendizagem do jogo no Futsal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5627_12429.pdf746.73 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve como objetivo melhorar a compreensão sobre o processo de aprendizagem no futsal com recurso aos JRC em diferentes estruturas de jogo (GR+3x3+GR e GR+4x4+GR). Com esse fim, duas equipas do escalão sub-11 treinaram durante 5 semanas, cada uma delas na estrutura pretendida, sendo que a avaliação foi realizada a partir de jogos entre ambas equipas nas duas estruturas referidas, mantendo o rácio espaço/jogador. Foram analisadas variáveis táticas (Largura, Profundidade, Área Ocupada, Rácio Profundidade/Largura (P/L) e Distância entre CG) e técnicas (número de Passes Conseguidos, Passes Errados, Perdas de Bola individuais, 1x1 com sucesso, 1x1 com insucesso e Remates) com o objetivo de comparar os efeitos da aprendizagem num desenho experimental pré, pós-teste. O tratamento estatístico dos resultados entre pré e pós-teste para cada estrutura de treino foi realizado com recurso às inferências baseadas na magnitude dos efeitos. Em relação aos aspetos táticos apenas a equipa que treinou na estrutura GR+4x4+GR apresentou melhorias significativas, evidenciando um aumento das variáveis Profundidade, Área Ocupada e Rácio P/L no jogo de GR+3x3+GR. Em relação aos aspetos técnicos ambas as equipas apresentaram melhorias significativas no passe e na finalização no jogo de GR+4x4+GR, com a equipa que treinou na estrutura GR+4x4+GR a apresentar um aumento de Passes Conseguidos, passes por posse e Remates, e com a equipa que treinou na estrutura de GR+3x3+GR a apresentar uma diminuição de Passes Errados, passes por posse e um aumento de Remates. O treino em GR+4x4+GR parece potenciar mais os aspetos táticos e o treino em GR+3x3+GR os aspetos técnicos.
The aim of this study was to improve the understanding about futsal learning through the use of Small-Sided and Conditioned Games in different game structures (GR+3x3+GR and GR+4x4+GR). To this end, two U-11 teams participated in a pre / post-teste design. Each team trained for 5 weeks, in one of the intended structures, and the initial and final evaluation was considering both structures, maintaining the space/player ratio. Tactical (Width, Length, Surface Area, Length/Width Ratio and team’s geometric center distance) and technical variables (number of Successful Passes, Unsuccessful Passes, individual Ball Losses, successful 1x1, unsuccessful 1x1 and Shoots) were evaluated to compare the effects of learning. The statistical analysis was performed using inferences based on the magnitude of the effects. Results revealed for tactical variables, that only the team that trained in the GR+4x4+GR structure showed significant improvements, evidencing an increase in the Length, Surface Area and Length/Width Ratio in the GR+3x3+GR game. Regarding the technical variables, both teams presented significant improvements at pass and finishing in the GR+4x4+GR game, with the team that trained in GR+4x4+GR structure presenting an increase of Successful Passes, passes for possession and Shoots, and with the team that trained in GR+3x3+GR structure presenting a decrease of Unsuccessful Passes, passes for possession and an increase of Shoots. The training in GR+4x4+GR seems to enhance the tactical aspects and the training in GR+3x3+GR the technical aspects.

Description

Keywords

Aprendizagem Comportamento Tático Futsal Jogos Reduzidos Técnica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue