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Os Mercados Informais e a Rendibilidade das Famílias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorVenâncio, José Carlos Gaspar
dc.contributor.advisorPereira, Maria João Leitão Simões Areias
dc.contributor.authorNelson, Aida Neusa Gomes
dc.date.accessioned2022-02-23T17:23:06Z
dc.date.available2022-02-23T17:23:06Z
dc.date.issued2021-06-16
dc.description.abstractNos últimos anos o aumento exponencial do número de comerciantes que operam no mercado informal em Angola na província da Huíla município do Lubango, levou o Governo, a nível central e local, a tomar medidas na tentativa de regulamentar a atividade dos mercados informais e oferecer melhores condições de trabalho aos comerciantes, criando novos mercados e reorganizando os já existentes, medidas estas que não têm contudo surtido os efeitos esperados, continuando os mercados informais a crescer um pouco por tudo país, quer em quantidade com o surgimento de novos mercados, quer em número de agentes envolvidos, devido a uma variedade de fatores relacionados com o percurso socioeconómico do país. O objetivo deste trabalho é analisar os mercados informais — as ditas “praças” — e a sua importância para a rendibilidade das famílias, que de outro modo estariam sujeitas a uma situação de vulnerabilidade social e económica extrema. O presente trabalho resulta do pressuposto que em Angola, província da Huíla, município do Lubango, a economia informal tem um peso significativo e o rendimento obtido através do seu exercício contribui para a sobrevivência dos agregados familiares. Este estudo debruça-se sobre o caso do mercado informal João de Almeida e dos seus agentes e procura, através do recurso a técnicas quantitativas e qualitativas, caracterizar a força de trabalho envolvida no exercício da atividade comercial no referido mercado, averiguar se com a renda obtida pelo exercício de atividade no mercado as famílias conseguem realizar projetos a curto, médio e longo prazo, bem como compreender o significado simbólico que os atores atribuem ao mercado e à sua própria atividade. Embora os indivíduos que optam pelo exercício de atividade comercial no mercado informal de forma estável e contínua consigam alguma estabilidade em termos de satisfação das necessidades básicas e possuam sentimentos de pertença, de enraizamento e de gosto pelo mercado, estes reconhecem que esta é uma atividade que não pode substituir o exercício de atividade no mercado formal pelos riscos e insegurança devido à falta de proteção social desejável num estado de providência.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, the exponential increase in the number of traders operating in the informal market in Angola, province of Huíla, municipality of Lubango, has led the Government, both at central and local levels, to take measures in the attempt to regulate the activity of the informal markets and offer better working conditions for traders, creating new markets and reorganising the existent ones, measures which haven’t however produced the expected effects since informal markets continue to grow, both in quantity with the emergence of new markets all over the country, and in the number of agents involved, due to a variety of factors related to the country's socio-economic path. The objective of this work is to analyse the informal markets — the so-called "praças" — and their importance for the profitability of families, who would otherwise be subject to a situation of extreme social and economic vulnerability. The present work results from the assumption that in Angola, province of Huíla, municipality of Lubango, the informal economy has a significant weight and the income obtained through its exercise contributes to the survival of the households. This study examines the case of the informal market João de Almeida and its agents and, through the use of quantitative and qualitative techniques, seeks to characterise the workforce involved in the exercise of a commercial activity in the said market, and aims to ascertain whether families are able to carry out projects in the short, medium and long term with the income obtained from the exercise of their activity in the market, as well as understand the symbolic meaning that the actors attribute to the market and their activity. Even though individuals who choose to exercise a commercial activity in the informal market in a stable and consistent manner can achieve some stability in terms of the satisfaction of their basic needs and possess feelings of belonging, rootedness and fondness for the market, they recognise that such endeavour cannot replace the exercise of an activity in the formal market, owing to the risks and insecurity arising from the lack of the social protection sought-after in a welfare state.pt_PT
dc.identifier.tid101442637pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12057
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMercado Informalpt_PT
dc.subjectRendibilidadept_PT
dc.subjectComerciantespt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectMarcado - João Almeida - Lubangopt_PT
dc.subjectHuíla - Lubangopt_PT
dc.titleOs Mercados Informais e a Rendibilidade das Famíliaspt_PT
dc.title.alternativeUm estudo de caso do mercado João de Almeida na Província da Huíla, Município do Lubangopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGomes Nelson António
person.givenNameAida Neusa
person.identifier.ciencia-idE511-236C-7496
person.identifier.orcid0009-0006-9261-9717
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf2f08075-5d3e-48e7-adf3-0707a9215cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf2f08075-5d3e-48e7-adf3-0707a9215cec
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologiapt_PT

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