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Interdisciplinaridade entre a História e Literatura

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.contributor.advisorManso, José Henrique Rodrigues
dc.contributor.authorBarros, Baltazar Firmino
dc.date.accessioned2022-01-14T17:16:52Z
dc.date.available2022-01-14T17:16:52Z
dc.date.issued2021-11-12
dc.date.submitted2021-10-11
dc.description.abstractA interdisciplinaridade é importante dentro do processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho relacionamos a história e a literatura através da abordagem de uma obra literária importante, Os Lusíadas de Luís de Camões. Neste sentido, analisamos alguns episódios da história de Portugal narrados por Camões, numa obra que coloca à disposição um conhecimento multidisciplinar que pode ser trabalhado dentro do domínio da articulação interdisciplinar, tendo em conta as necessidades educativas e a flexibilidade curricular. O sistema de ensino português tem, portanto, ferramentas propícias à interdisciplinaridade e, assim, através do estudo da maior obra épica lusitana, Os Lusíadas, é possível suprir o desconhecimento de alguns factos históricos por parte dos alunos. A presente dissertação não tenciona fazer uma análise crítica d’Os Lusíadas ou da narração camoniana em relação ao plano da história de Portugal presente na obra, limitamo-nos na apresentação de factos históricos contados pelo poeta que comprovam a possibilidade da interdisciplinaridade entre a história e a literatura. Estas disciplinas, portanto, podem caminhar juntas e serem estudadas simultaneamente nesta perspetiva. No final, apresentamos uma planificação do episódio de Inês de Castro, onde destacamos o diálogo que se estabelece entre a literatura e a história. Esta planificação serve de ponte para a segunda parte do relatório, onde damos conta do contexto e de todas as atividades realizadas no âmbito do estágio em Português e Espanhol na Escola Secundária Campos Melo.por
dc.description.abstractLa interdisciplinariedad es importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje. En este trabajo relacionamos la historia y la literatura a través del abordaje de una obra literaria importante, Os Lusíadas de Luís de Camões. En este sentido, analizamos algunos episodios de la historia de Portugal, narrados por Camões, en una obra que pone a la disposición un conocimiento multidisciplinar que puede ser trabajado dentro del dominio de la articulación interdisciplinar, teniendo en cuenta las necesidades educativas y la flexibilidad curricular. El sistema de enseñanza portugués tiene, por lo tanto, herramientas propicias a la interdisciplinariedad y, así, a través del estudio de la mayor obra épica lusitana, Os Lusíadas, es posible suplir el desconocimiento de algunos factos históricos por parte de los alumnos. La presente disertación no pretende hacer un análisis crítico d’Os Lusíadas o de la narración camoniana en relación con el plano de la historia de Portugal presente en la obra, nos limitamos en la presentación de factos históricos contados por el poeta que comprueban la posibilidad de la interdisciplinariedad entre la historia y la literatura. Estas disciplinas, por lo tanto, pueden caminar juntas y ser estudiadas simultáneamente en esta perspectiva. Al final, presentamos una planificación del episodio de Inés de Castro, donde se destaca el dialogo que se establece entre la literatura y la historia. Esta planificación sirve de puente para la segunda parte del trabajo, donde abordamos el contexto y todas las actividades realizadas en el ámbito de la práctica en Portugués y Español en la Escuela Secundaria Campos Melo.spa
dc.description.abstractInterdisciplinarity is important within the process of teaching-learning. In this work we relate the history and the literature through the approach of a fundamental literary work, Os Lusiadas by Luís de Camões. In this sense, we analyze the version of several episodes from the history of Portugal, provided by Camões, in a work that makes available a multidisciplinary knowledge that can be worked within the domain of interdisciplinary articulation, considering educational needs and flexibility curriculum. The Portuguese education system has, therefore, tools conducive to interdisciplinarity in a broad sense, and thus, through the study of the greatest Portuguese epic work, Os Lusíadas, is possible to overcome the lack of historical facts on the part of the students. This dissertation does not intend to make a critical analysis of Os Lusíadas or narration of Camões in relation to the plan of the history of Portugal present in the work, we limit ourselves to the presentation of historical facts told by the poet that prove the possibility of interdisciplinarity between history and literature. These disciplines, therefore, can walk together and be studied simultaneously in this perspective. In the end, we present a planning of the episode of Inês de Castro, where we highlight the dialogue that is established between literature and history. This planning serves as a bridge to the second part of the report, in which we account for the context and all the activities carried out within the scope of the internship in Portuguese and Spanish at Campos Melo Secondary School.eng
dc.identifier.tid202858448
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11833
dc.language.isoporpor
dc.subjectCamõespor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectOs Lusíadaspor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleInterdisciplinaridade entre a História e Literaturapor
dc.title.alternativeO conhecimento da História de Portugal a partir d’Os Lusíadaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino do Português No 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

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