Publication
A utilização da mesa interativa por multitoque na sala de aula e o seu impacte na aprendizagem de conteúdos de Astronomia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Simões, Maria de Fátima de Jesus | |
dc.contributor.advisor | Parada, Paulo André de Paiva | |
dc.contributor.author | Ramalho, Helder José Carvalheiro | |
dc.date.accessioned | 2019-08-06T13:33:10Z | |
dc.date.available | 2019-08-06T13:33:10Z | |
dc.date.issued | 2019-06 | |
dc.description.abstract | A Mesa Interativa por Multitoque (MIM) é um ecrã de grandes dimensões com tecnologia touch-screen de ecrã tátil, disposto horizontalmente, que funciona de modo análogo ao tablet, mas com a vantagem de permitir vários utilizadores em simultâneo. Alguns autores referem que as MIM estarão disseminadas pelas escolas num futuro muito próximo e já existem vários estudos que apresentam evidências dos efeitos positivos que estas mesas têm na aprendizagem, embora não sejam abundantes as pesquisas realizadas com estes dispositivos em contextos educativos reais. Algumas das empresas que comercializam os quadros interativos multimédia que equipam as nossas escolas também já apresentam a MIM como uma solução educativa, pois depressa se aperceberam das vantagens que a combinação do multitoque/ multiutilizadores permite no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos. Estes dispositivos comercializam-se atualmente com preços proibitivos, pelo que são muito poucas as nossas escolas que as possuem. No entanto, existem soluções funcionais de baixo custo que são possíveis de implementar nas salas de aula, embora haja necessidade de uma plataforma multitoque acessível aos professores para construir os seus recursos educativos. Assim, neste trabalho apresentamos um estudo piloto da construção de uma mesa interativa por multitoque low cost de baixo custo, a ser utilizada por alunos na faixa etária dos 11-15 anos de idade, a qual testámos com um pequeno grupo cooperativo de três elementos numa experiência de ensino-aprendizagem no ano letivo 2015/16. O principal objetivo da nossa investigação foi averiguar qual o impacto direto que a utilização dessas mesas tem nos resultados da aprendizagem da Física. Este trabalho apresenta também as conclusões de um estudo empírico que realizámos numa sala de aula do Agrupamento de Escolas de Paião (Figueira da Foz), utilizando como recursos educativos três Mesas Interativas por Multitoque. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano letivo de 2016/17 com uma turma experimental do 7.º ano de escolaridade no âmbito da disciplina de Físico-Química. Realizámos quatro experiências de ensino-aprendizagem, tendo nós, o professor investigador, elaborado previamente recursos educativos digitais multitoque para serem explorados pelos alunos, em grupo, com as mesas. A metodologia de trabalho de grupo que implementámos teve por base a aprendizagem cooperativa, concretamente o método “cabeças numeradas juntas” que é o indicado para atividades de revisão de conteúdos. Na aula seguinte à utilização da mesa, os alunos da turma experimental foram sujeitos a uma mini ficha de avaliação formativa e individual cujas questões incidiram nos conteúdos explorados com as MIM. Outros alunos de uma turma diferente (turma de controlo), não sujeitos às mesmas estratégias e recursos, realizaram também a mesma mini ficha de avaliação, tendo os seus resultados sido comparados com os da turma experimental. Mais tarde, todos os alunos do 7.º ano deste Agrupamento foram avaliados nos mesmos conteúdos através de uma ficha de avaliação formativa. A comparação e análise de todos os resultados sugere que a utilização sistemática das MIM na sala de aula tem consequências positivas no sucesso educativo dos alunos e na sua motivação para as aprendizagens. | pt_PT |
dc.description.abstract | The Interactive Multi-Touch Table is a large size touch screen display laid out horizontally. It works like a tablet, but it has the advantage of allowing several simultaneously interacting users. Some authors assert that these tables will be widespread throughout schools in a near future and there are several studies that present evidence of the positive effects that these tables have on learning. However, the research done with these devices in real educational contexts isn’t abundant. Some of the companies that sell the interactive multimedia whiteboards that equip our schools, currently also offer the multi-touch table as an educational solution, because they were quick to realize the advantages that the multi-touch / multi-user combination brings to the collaborative work between students. These devices currently are marketed with prohibitively expensive prices, so very few schools have them, however, there are low cost functional solutions that it is possible to implement in classrooms, although there is a need for an accessible multi-touch platform on which teachers can build their educational resources. So, in this work we present a pilot study of the construction of an interactive low-cost multi-touch table, to be used by students aged 11-15 years old, which we validated with a small cooperative group of three elements in a real learning experience. This study also synthesizes the conclusions of a qualitative study that we conducted in a classroom of the Agrupamento de Escolas do Paião (Figueira da Foz), using as educational resources three Interactive Multi-touch Tables (IMT). The research was developed during the year of 2016/17 with an experimental group of the 7th year of schooling within the discipline of Physics and Chemistry. We performed four teaching-learning experiences, and we, as researcher, previously developed digital multi-touch educational resources to be explored by the students, in a group, with the tables. The methodology of group work that we implemented was based on cooperative learning, concretely the "numbered heads together" method that is indicated for content review activities. In the class following the use of the table, the students of the experimental group were subject to a small and individual evaluation test whose questions focused on the contents explored with the IMT. Other students from a different class (control group), not subject to the same strategies and resources, also performed the same small and individual evaluation test, and their results were compared with those of the experimental group. Later, all the students of the 7th year of schooling of this Agrupamento were evaluated in the same contents through a formative evaluation test. Our main objective of the investigation was to investigate the direct impact that the use of these tables has on the results of the learning of Physics. The comparison and analysis of all the results suggests that the systematic use of the Interactive Multi-touch Tables in the classroom has positive consequences on the educational success of students and their motivation for learning. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101507275 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/7159 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino da física - Tecnologias educativas - Quadro interativo multimédia | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa - Quadro interativo multimédia - Sucesso académico | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias educativas - Quadro interativo multimédia - Sucesso académico | pt_PT |
dc.title | A utilização da mesa interativa por multitoque na sala de aula e o seu impacte na aprendizagem de conteúdos de Astronomia | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A mesa interativa na aprendizagem.pdf
- Size:
- 4.17 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: