Publication
A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo
| dc.contributor.advisor | Manso, José Henrique Rodrigues | |
| dc.contributor.author | Lages, Catarina | |
| dc.date.accessioned | 2015-05-29T17:02:46Z | |
| dc.date.available | 2015-05-29T17:02:46Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.date.submitted | 2012-06 | |
| dc.description.abstract | Dada a importância da componente cultural no processo ensino-aprendizagem de qualquer língua estrangeira, propomos, numa primeira fase do presente trabalho, abordar o conteúdo da cultura na perspetiva da História. Os primeiros capítulos remetem para os principais acontecimentos da História de Espanha, tendo por base os conteúdos definidos pelo Plano Curricular do Instituto Cervantes. Posteriormente, verificaremos a presença ou a ausência destes conteúdos históricos na análise dos manuais de Espanhol adotados na Escola onde foi realizado o estágio pedagógico. Além disso, incluímos ainda na segunda parte da presente dissertação, o relatório de estágio pedagógico, que contempla a prática letiva e não-letiva realizada na Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo, dando conta de aspetos como a caracterização da escola, das turmas, os materiais relativos às aulas assistidas e as atividades extracurriculares. | por |
| dc.description.abstract | Es importante que el proceso de enseñanza/aprendizaje de una lengua extranjera la cultura esté presente. En la primera parte del trabajo que presentamos, buscamos tratar del contenido cultural, desde la perspectiva histórica. Los primeros capítulos describen los principales acontecimientos de la Historia de España, basados en los objetivos del Plan Curricular del Instituto Cervantes. A continuación, analizaremos su presencia o ausencia en los manuales de español del 7º, 8º y 9º cursos utilizados en Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo, el instituto donde hicimos las prácticas. Además, incluiremos en la segunda parte, las actividades realizadas en la escuela y que tiene como objetivo enseñar el trabajo hecho a lo largo del presente curso, con la caracterización de la escuela, las clases y las actividades curriculares y extracurriculares. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3415 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Língua espanhola - Ensino-aprendizagem | por |
| dc.subject | Língua espanhola - Aspectos culturais | por |
| dc.subject | Língua espanhola - Actividades extracurriculares | por |
| dc.subject | Língua espanhola - Prática pedagógica | por |
| dc.title | A presença da história no ensino do espanhol de 3º ciclo | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Ensino do Português 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Dissertação apresentada á Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Ensino do Português 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário | por |
