Repository logo
 
Publication

Emoaction: Efeitos de um programa no conhecimento emocional e na qualidade de vida em alunos do 1ยบ Ciclo

datacite.subject.fosCiรชncias Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorPires, Ana Carla Seabra Torres
dc.contributor.advisorCoelho, Rosรกlia Maria da Rocha
dc.contributor.advisorSousa, Jenny Gil
dc.contributor.authorPeniche, Sofia Maria Solinho
dc.date.accessioned2025-11-24T10:41:51Z
dc.date.available2025-11-24T10:41:51Z
dc.date.issued2025-07-15
dc.date.submitted2025-06-26
dc.description.abstractIntroduรงรฃo: Tรชm sido implementados em Portugal vรกrios programas de promoรงรฃo de competรชncias socioemocionais contudo, sรฃo escassos os estudos sobre a sua eficรกcia e anรกlise dos resultados. Assim, este estudo propรตe a avaliaรงรฃo da implementaรงรฃo do programa de promoรงรฃo de competรชncias socioemocionais, baseado nos cinco pilares da Inteligรชncia Emocional de Daniel Goleman. Propรตe-se avaliar os efeitos no reconhecimento emocional e na perceรงรฃo de qualidade de vida do Emoaction: Emoรงรฃo em Aรงรฃo, numa amostra de crianรงas portuguesas. Mรฉtodo: Foram avaliadas crianรงas que frequentaram o 1ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico dos Agrupamento de Escolas de รgueda e Agrupamento de Escolas de รgueda Sul, que escolheram o Emoaction: Emoรงรฃo em Aรงรฃo como atividade de enriquecimento curricular. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com prรฉ e pรณs-teste, com recurso aos seguintes instrumentos de avaliaรงรฃo, para alรฉm do Questionรกrio Sociodemogrรกfico: Escala de Avaliaรงรฃo do Conhecimento Emocional (EACE) e Kidscreen10. Resultados: Os alunos demonstraram melhorias no conhecimento emocional do prรฉ para o pรณs-teste. Alรฉm disso, verificou-se uma correlaรงรฃo entre estas duas variรกveis e o efeito preditor do conhecimento emocional na perceรงรฃo da qualidade de vida. Discussรฃo: No geral os resultados foram ao encontro do esperado tendo em consideraรงรฃo a literatura cientรญfica na รกrea, corroborando-a e trazendo para discussรฃo o incentivo ร  implementaรงรฃo mais generalizada de programas de regulaรงรฃo socioemocional no 1ยบ ciclo, com monitorizaรงรฃo dos efeitos e aprimoramento contรญnuo dos mesmos.por
dc.description.abstractIntroduction: Several programs to promote socioemotional skills have been implemented in Portugal, however, studies on their effectiveness and analysis of results are scarce. Therefore, this study proposes the evaluation of the implementation of the program to promote socio-emotional skills, based on Daniel Goleman's five pillars of Emotional Intelligence. The aim is to evaluate the effects on emotional recognition and perception of quality of life of Emoaction: Emoรงรฃo em Aรงรฃo, in a sample of Portuguese children. Method: Children who attended the 1st Cycle of Basic Education of Agrupamento de Escolas de รgueda and Agrupamento de Escolas de รgueda Sul, who chose Emoaction: Emoรงรฃo em Aรงรฃo as a curricular enrichment activity, were evaluated. A quantitative methodology was used, with pre- and post-test, using the following assessment instruments, in addition to the Sociodemographic Questionnaire: Assessment of Childrens Emoction Skills (ACES) and Kidscreen10. Results: The students showed improvements in emotional knowledge from the pre-test to the posttest. Moreover, a correlation was found between these two variables and the predictive effect of emotional knowledge on the perception of quality of life. Discussion: The results were in line with expectations taking into account the scientific literature in the area, corroborating it and bringing to discussion the incentive for the more widespread implementation of socioemotional regulation programs in the 1st cycle, with monitoring of the effects and continuous improvement of the same.eng
dc.identifier.tid204047781
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19373
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectQualidade de Vidapor
dc.subjectAtividade de Enriquecimento Extracurricularpor
dc.subjectCompetรชncias Socioemocionaispor
dc.subjectConhecimento Emocionalpor
dc.subjectCrianรงas de 1ยบ Ciclopor
dc.subjectPrograma de Intervenรงรฃopor
dc.titleEmoaction: Efeitos de um programa no conhecimento emocional e na qualidade de vida em alunos do 1ยบ Ciclopor
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.name2ยบ Ciclo em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
11326_28649.pdf
Size:
838.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format