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Authors
Abstract(s)
A competência de comunicação, elemento chave elencado pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação, cumpre um papel preponderante nas aulas de espanhol língua estrangeira, seja em termos de expressão ou compreensão, oral ou escrita. Ao falarmos em competência de comunicação devemos também centrar-nos na competência sociolinguística, isto é, da activação de um conjunto de conhecimentos que facilita o uso da língua, por veicular eficácia e adequação aos actos comunicativos em que o usuário interage. Referimo-nos, então, a questões geográficas, económicas, sociológicas, históricas e religiosas, enfim, culturais que englobam crenças, tradições e actuações, elencadas pela componente sociocultural, e que caracterizam de forma indelével os utilizadores de determinada língua.
Em suma, procura-se analisar de que forma a competência sociolinguística concorre para a constituição da competência comunicativa no que concerne à activação de competências de escrita que cumpram esse objectivo. Este estudo visa, assim, analisar que modelos e práticas de ensino-aprendizagem são utilizados no ensino do espanhol para a consecução de um texto escrito adequado à situação de comunicação contando, para tal, com o recurso a entrevistas de professores de espanhol língua estrangeira que, com a sua opinião, nos darão luz sobre a problemática proposta, esclarecendo-nos sobre a importância que o texto escrito possui, hoje em dia, nas aulas de espanhol língua estrangeira e qual o papel que, no seio dessa competência, desempenha a adequação à situação de comunicação.
Description
Keywords
Língua estrangeira - Língua espanhola - Ensino-aprendizagem Competência comunicativa (linguística) Competência comunicativa - Aspectos sociais Competências de escrita - Língua espanhola
