Repository logo
 
Publication

As organizações de Ensino Superior e a Comunicação Dialógica

datacite.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.contributor.advisorGonçalves, Gisela Marques Pereira
dc.contributor.authorRodrigues, Charlene da Silva Nunes
dc.date.accessioned2019-01-03T15:37:55Z
dc.date.available2019-01-03T15:37:55Z
dc.date.issued2017-7-12
dc.date.submitted2017-6-14
dc.description.abstractEsta dissertação pretende analisar o papel das páginas Web e sua utilização como canal de comunicação e ferramenta de relacionamento direto entre as organizações e seus públicos. A partir da comunicação organizacional e das relações públicas, baseada na construção dialógica, estudaram-se as formas contemporâneas de comunicação organizacional no contexto das instituições públicas de ensino superior (Universidades) em Portugal e no Brasil. Para verificar como se dá esse processo, além da revisão da literatura, buscou-se perceber de que forma as instituições de ensino superior utilizam suas páginas Web como instrumento na construção de relacionamentos. Estudaram-se as estratégias utilizadas pelas organizações e também se analisou se há diferença na aplicação. Como abordagem metodológica para o desenvolvimento deste trabalho, foi efetuada uma análise quantitativa dos dados recolhidos através de uma análise de conteúdo das páginas Web das universidades selecionadas nos dois países em estudo.por
dc.description.abstractThis dissertation seeks to analyze the role of Websites and their utilization as channel of communication and tool of direct relationship between organizations and their publics. From organizational communication and public relations, based in a dialogic construction, it was studied the contemporary forms of organizational communication in the context of public institutions of higher education (universities) in Portugal and Brazil. To verify how this process occurs, beyond the review of the related literature, it was tried to perceive how the higher education institutions use their Websites as instruments for relationships creation. The strategies used by the organizations were studied and, also, it was verified if there are differences on their application. As a research methodology approach for this study, it was performed a quantitative analysis of the collected data through a content evaluation of Websites from the universities selected for the study in the two countries.eng
dc.identifier.tid202107809
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6675
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicação Dialógicapor
dc.subjectComunicação Bidirecionalpor
dc.subjectComunicação Digitalpor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectPágina Webpor
dc.subjectRelações Públicaspor
dc.subjectUniversidadespor
dc.subjectWebsitespor
dc.titleAs organizações de Ensino Superior e a Comunicação Dialógicapor
dc.title.alternativeUm Estudo Comparativo entre as Universidades Públicas de Portugal e Brasilpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5513_11202.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format