Repository logo
 
Publication

Os manuais escolares do ensino básico no ensino da linguística

dc.contributor.advisorPereira, Reina Marisol Troca
dc.contributor.authorNascimento, Marina Isabel Baltazar do
dc.date.accessioned2014-07-25T15:38:42Z
dc.date.available2014-07-25T15:38:42Z
dc.date.issued2011-10
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objectivo analisar a evolução do ensino da linguística em manuais escolares do ensino básico e obter conclusões para apoiar na elaboração de novos manuais escolares. No capítulo 1, efectuei uma introdução ao tema e como o mesmo irá ser abordado ao longo dos restantes capítulos. De igual modo se encontram neste capítulo as explicações das razões para algumas decisões que tomei ao longo do desenvolvimento deste trabalho. No capítulo 2, fiz um enquadramento teórico sobre o qual iria recair o meu estudo, onde abordei temas como a língua, linguagem, linguística, TLEBS, ensino básico, Disciplina de língua portuguesa e os manuais escolares. No capítulo 3 fiz uma análise mais exaustiva sobre os manuais escolares, a sua importância e o estado da arte. No capítulo 4, explicitei a analogia dos critérios de comparação que iria seguir, aplicando-os a um estudo amostral. Neste capítulo foi efectuado a análise a seis manuais escolares, cada par pertencente ao final de um ciclo básico, primeiro, segundo e terceiro. Entre cada manual de um ciclo, escolhi o atualmente utilizado e o anterior. Concluí cada (sub)estudo com uma comparação entre cada par de manuais. Finalizei este capítulo com uma reflexão mais abstracta e mais pessoal sobre a evolução da abordagem da linguística nos manuais ao longo dos ciclos básicos. Por fim, desenvolvi as conclusões sobre o estudo que desenvolvi para redigir esta dissertação.por
dc.description.abstractThe main goal of my thesis is to analyze the evolution of linguistic teaching through textbooks in first and middle schools. I will get some conclusions to provide for help on the elaboration of new textbooks. In the first chapter, I introduce the subject and how is made its approach in the remaining thesis. Moreover this chapter has some explanations for the decisions I have made during my study. Chapter two shows the theoretical field, my study is related to. Some topics are included, such as Language, School, Portuguese Course and Textbooks. I develop a more exhaustive study about textbooks in chapter three, their goal, and the stateof-the-art. In chapter four, I explain the analogy about some evaluation criteria’s I will follow, and I apply them to six textbooks. For each pair of textbooks, I study the previous one and the one is used nowadays. At the end, some conclusions follow.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2115
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectTerminologia linguística para os ensinos básico e secundáriopor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.titleOs manuais escolares do ensino básico no ensino da linguísticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_V15_Mestrado_Marina_M4247.pdf
Size:
553.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: