Repository logo
 
Publication

Professor em Situações Multilingues

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.contributor.advisorSardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
dc.contributor.authorLuemba, Abel Vidente
dc.date.accessioned2020-03-10T17:27:47Z
dc.date.available2020-03-10T17:27:47Z
dc.date.issued2018-06-25
dc.date.submitted2018-05-29
dc.description.abstractO presente estudo contém abordagens contributivas para a formação do professor de Português em contextos multilingues, realidade angolana, tendo como bases as questões: “para quem se ensina o Português? O que se vai ensinar? Como ensinar o Português? Questões que respondem às insuficiências do currículo de formação do professor, visto que se notou, de acordo com o normativo Currículo da Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário, uma formação muito geral e abstrata, necessitando de (re)organização e enriquecimento do currículo. Ora, o êxito do ensino depende grandemente de uma formação sólida do professor. Assim, durante a sua formação, deve ter-se em conta o papel da supervisão, sendo um meio em que coloca o formando sob (auto)observação e formação. Esta fase é considerada o campo de experiência para o futuro professor; a supervisão pedagógica é uma etapa necessária no processo de formação. Os vários saberes que o permitirão possuir a competência profissional começam da formação inicial à contínua. Deste modo, sugere-se um modo de atuação do professor a partir de algumas componentes do processo de ensino e aprendizagem. Essas componentes são a planificação e a avaliação, pois no decorrer do trabalho verifica-se que a planificação permite ao professor (re)fazer as suas atividades em função das características dos alunos, e a avaliação, tanto a formativa como a diagnóstica, permite (re)organizar as atividades programáticas. Dado o multilinguismo, essas atividades partem do reconhecimento das estruturas linguísticas do aluno (variações sociolinguísticas) para, depois, aproximar a estrutura do aluno à estrutura linguística mais particular, atividades que só a escola é responsável. Esta capacidade eclética só os professores a podem, efetivamente, desenvolver.por
dc.description.abstractThe present study contains contributory approaches for the formation of the Portuguese teacher in multilingual contexts, Angolan reality, based on the questions: "for whom is Portuguese taught? What are you going to teach? How to teach Portuguese? Questions that respond to the inadequacies of the teacher training curriculum, since a very general and abstract formation was observed, according to the Curriculum of Teacher Training of the Secondary School, requiring (re)organization and enrichment of the curriculum. The success of teaching depends greatly on a solid teacher training. Thus, during its formation, the role of supervision should be taken into account, being a means in which it places the trainee under (self) observation and formation. This stage is considered the field of experience for the future teacher; pedagogical supervision is a necessary step in the training process. The various knowledges that will allow you to have professional competence begin from initial to continuing training. In this way, it is suggested a way of acting of the teacher from some components of the process of teaching and learning. These components are the planning and the evaluation, because in the course of the work it is verified that the planning allows the teacher (re)to do their activities according to the characteristics of the students, and the evaluation, both formative and diagnostic, allows (re)organize the program activities. Given multilingualism, these activities start from the recognition of the student's linguistic structures (sociolinguistic variations) and then bring the student structure closer to the more particular linguistic structure, activities that only the school is responsible for. This eclectic ability only teachers can effectively develop.eng
dc.identifier.tid202356256
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9941
dc.language.isoporpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectMultilinguismopor
dc.subjectProfessorpor
dc.titleProfessor em Situações Multilinguespor
dc.title.alternativeContributo para a formação do Professor de Português em Angolapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Estudos Lusófonospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
6220_13249.pdf
Size:
987.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format