Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Crenças sobre violência conjugal e violência no contexto das relações íntimas em estudantes do ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6004_12441.pdf848.92 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A violência no contexto das relações de intimidade constitui um fenómeno prevalente. Este estudo tem como objetivo analisar a prevalência de estratégias de resolução de conflitos utilizadas pelos jovens e explorar eventuais diferenças ao nível das crenças legitimadoras de violência conjugais em função da ocorrência de estratégias de resolução de conflitos abusivas e em função do género. Participaram neste estudo 306 estudantes do ensino superior, maioritariamente do sexo feminino (57.2%), com uma média de idade de 20.69 anos, que responderam à Escala de Crenças sobre Violência Conjugal (ECVC) e à Escalas de Táticas de Conflito Revisadas (CTS2). Os resultados apontam a negociação como a estratégia de resolução de conflitos mais prevalente nos estudantes. No que diz respeito a estratégias abusivas, a agressão psicológica evidencia-se como a estratégia abusiva mais prevalente. Foram encontradas diferenças significativas na vitimação da agressão psicológica severa e na vitimação e perpetração da coerção sexual ligeira, tendo os estudantes do sexo masculino obtido valores mais elevados. No geral, as crenças legitimadoras de violência são superiores nos estudantes que já sofreram ou utilizaram estratégias abusivas de resolução de conflitos nas suas relações de namoro, quando comparados com os que nunca sofreram/utilizaram. Os estudantes do sexo masculino apresentam crenças legitimadoras de violência mais elevadas que os estudantes do sexo feminino. São discutidas as implicações do estudo.
Violence in the context of intimacy is a prevalent phenomenon. This study aims to analyze the prevalence of conflict resolution strategies used by young people and to explore possible differences in the legitimating beliefs of conjugal violence due to the occurrence of strategies for resolving abusive and gender - based conflicts. Participating in this study were 306 higher education students, mostly female (57.2%), with a mean age of 20.69 years, who responded to the Scale of Beliefs on Conjugal Violence (ECVC) and Revised Conflict Tactical Scales (CTS2). The results point to negotiation as the most prevalent conflict resolution strategy among students. With regard to abusive strategies, psychological aggression is evidenced as the most prevalent abusive strategy. Significant differences were found in the victimization of severe psychological aggression and in the victimization and perpetration of mild sexual coercion, with male students obtaining higher values. In general, the legitimating beliefs of violence are higher in students who have already suffered or used abusive conflict resolution strategies in their dating relationships compared to those who have never suffered / used. Male students have higher legitimating beliefs of violence than female students. The implications of the study are discussed.

Description

Keywords

Crenças Cts2 Ecvc Violência No Namoro

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue