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Avaliação do Programa Curricular de Segurança do Doente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde::Medicinapor
dc.contributor.advisorPatrão, Luis Manuel Ribau da Costa
dc.contributor.advisorSá, Juliana Marília Pereira de
dc.contributor.advisorSousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de
dc.contributor.authorPinho, Cláudia de Oliveira
dc.date.accessioned2018-07-23T15:20:35Z
dc.date.available2018-07-23T15:20:35Z
dc.date.issued2016-6-27
dc.date.submitted2016-5-16
dc.description.abstractIntrodução: O desenvolvimento de programas curriculares de Segurança do Doente no ensino pré-graduado de futuros profissionais de saúde tem vindo a ser uma preocupação crescente a nível mundial, no sentido de aumentar a qualidade dos cuidados de saúde. Contudo, poucas foram as escolas que criaram ou implementaram um programa deste tipo. Em Portugal, a Segurança do Doente já faz parte dos currículos de algumas escolas médicas e, nesta iniciativa, a FCS-UBI foi uma pioneira. Desde 2010/2011 que o programa de Segurança do Doente da FCS-UBI tem vinda a ser construído e implementado com o apoio do “WHO Patient Safety Curriculum Guide for Medical Schools.” Com a formação FCS-UBI Open School Chapter, em 2012, o programa iniciou a aplicação de cursos on-line disponibilizados pela IHI complementados por estudos de caso em contexto de Small Group Teaching, usando um sistema de Peer-Assisted Learning. Objetivos: Os principais objetivos deste trabalho foram apresentar e avaliar o Programa de Segurança do Doente da FCS-UBI usando e comparando a perspetiva dos estudantes e dos docentes desta faculdade. Métodos: Com o objetivo de avaliar o programa foram selecionados 6 estudantes e 6 docentes, um estudante e um docente representativo de cada ano curricular do MIM para participar em duas sessões de focus group realizadas nas instalações da FCS-UBI no decorrer deste ano letivo 2015/2016. Resultados: Embora pouco familiarizados com a estrutura do Programa de Segurança do Doente da FCS-UBI, a maioria dos docentes e estudantes da FCS-UBI consideram pertinente a implementação deste tipo de programa no ensino pré-graduado na área da saúde. Relativamente às estratégias de integração do programa no currículo do MIM (Mestrado Integrado em Medicina), assim como relativamente às metodologias de ensino e avaliação, as opiniões divergem tendo sido sugeridas algumas alterações a esse nível. Discussão: Comparando os resultados obtidos com a literatura que suporta a implementação deste tipo de programa no ensino pré-graduado, foi possível fazer um balanço da adaptação do Programa de SD ao currículo do MIM da FCS-UBI. Este trabalho permitiu elaborar um plano de reforma curricular que objetiva melhorar o futuro deste programa.por
dc.description.abstractIntroduction: The development of a patient safety curriculum for undergraduate medical students has emerged as a global concern for providing quality health care. However, few medical schools all over the world have created and/or implemented such program. In Portugal, patient safety is known to be part of some medical school’s curricula, and FCS-UBI is one of those pioneers. Since 2010/2011, “WHO Patient Safety Curriculum Guide for Medical Schools” supported the construction and implementation the FCS-UBI Patient Safety Program. When FCS-UBI Open School Chapter was formed, in 2012, the program applied online courses delivered by this institute, embedded in Small Group Teaching activities through Peer-Assisted Learning. Aim: The main goals of this work were to present and assess the FCS-UBI patient safety program using and comparing FCS-UBI students and teacher perceptions of this program. Methods: An assessment, using focus group research method, was applied to 6 students and 6 teach of FCS-UBI, on faculty facilities during 2015/2016 school year. Results: Although unfamiliar with FCS-UBI Patient Safety Program structure, students and teachers agree about its relevance for the undergraduate curricula of health-care courses. About the integrative strategy on MIM as the teaching and assessing methods applied, opinions diverged, and changes were proposed by all participants. Discussion: Comparing focus group results with Patient Safety programs implementation supportive literature on undergraduate curricula, it was possible to take conclusions about FCS-UBI Patient Safety Program adaptation to FCS-UBI MIM’s curricula. This work allowed us to draw up a curriculum reform plan that aims to improve the future of this program.eng
dc.identifier.tid201773589
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5340
dc.language.isoporpor
dc.subjectFcs-Ubi Open School Chapterpor
dc.subjectFocus Grouppor
dc.subjectInstitute for Healthcare Improvementpor
dc.subjectSegurança do Doentepor
dc.subjectWho Patient Safety Curriculum Guide for Medical Schoolspor
dc.titleAvaliação do Programa Curricular de Segurança do Doente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interiorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicinapor

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