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Abstract(s)
Neste ensaio, abordo as principais estratégias narrativas usadas para gerar suspense na longa-metragem noir Cape Fear/O Cabo do Medo (1991), de Martin Scorcese. Para tanto, destaco: a) o recurso a um inimigo formidável; b) os diálogos tensos; c) o afunilamento do espaço; d) o crescendo de suspense; e) o clímax de ação e emocional. O meu objetivo é, analisando passos exemplificativos do filme, mostrar como estas técnicas ajudam a criar um remake de qualidade. Para tanto, recorro ao filme, à minha opinião e a diversos estudos acerca do suspense numa narrativa cinematográfica.
Description
Keywords
Cinema clássico Martin Scorcese Film noir Suspense
Citation
Mancelos, João de. “Ninguém escapa aos seus demónios: A criação de suspense em O Cabo do Medo (1991), de Martin Scorcese”. Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano (Ensaios para Mário Jorge Torres). Org. Clara Rowland, Fernando Guerreiro, e José Bértolo. Lisboa: Bookbuilders, 2021. 477-484. ISBN: 978-989-8973-26-9.