Repository logo
 
Publication

"A escola deve ser para os professores. Os pais, se começam a intrometer-se muito, as coisas só podem piorar" ou a participação dos pais na vida da escola

dc.contributor.advisorTomás, Catarina Almeida
dc.contributor.authorVaranda, Albino Luís Caetano
dc.date.accessioned2014-11-10T18:41:34Z
dc.date.available2014-11-10T18:41:34Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.description.abstractAo aumento da importância atribuída à educação e à formação das crianças e dos jovens, está associada a consciência crescente do papel que a participação dos pais na vida da escola pode desempenhar tanto ao nível do funcionamento da escola, como nas práticas dos professores promovendo desse modo melhores resultados no sucesso educativo. No entanto, a reduzida participação da família na vida escolar é um problema com que a escola se debate. Esta situação deve-se, segundo alguns autores, a diversos factores, nomeadamente à adopção de estratégias de fechamento, da parte dos professores, em relação a todos os actores educativos que sejam considerados leigos; à incompatibilidade do horário laboral com o horário de funcionamento / atendimento da escola que limita a participação dos pais na vida da escola; à ausência de formação que deve ser dirigida não só aos professores, mas também aos pais e seus representantes – Associações de pais, e / ou representantes parentais, uma vez que só essa formação poderá permitir uma participação mais qualificada. Com este estudo pretendemos caracterizar os tipos e âmbitos de participação dos pais que ocorrem numa escola do 2.º Ciclo do ensino básico, de modo a perceber quais as concepções, representações e experiências desses mesmos actores relativamente a questão da participação e, simultaneamente, conhecer as propostas que este mesmos actores apresentam no sentido de tornar a sua participação mais qualificada e efectiva.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2598
dc.language.isoporpor
dc.subjectRelação pais-escolapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.title"A escola deve ser para os professores. Os pais, se começam a intrometer-se muito, as coisas só podem piorar" ou a participação dos pais na vida da escolapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineSupervisão Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Supervisão Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica - Albino Varanda.pdf
Size:
916.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: