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A educação para a saúde nos estabelecimentos de ensino público do concelho de Castelo Branco: elementos contributivos para a sua avaliação

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De acordo com o Despacho n.º 19 737/2005, de 15 de junho de 2005, “entre as múltiplas responsabilidades da escola atual estão a educação para a saúde, para a sexualidade e para os afetos”. Com efeito, a Educação para a Saúde (EpS) constitui-se nos nossos dias como uma das mais importantes missões da escola, sendo que a sua concretização depende do empenho no trabalho concertado entre profissionais do ensino e também do ramo da saúde. Sabe-se também que os resultados deste trabalho incidirão direta e/ou indiretamente sobre o bem-estar dos alunos e da restante comunidade educativa, influenciando a sua condição física e psicológica. Assim, a supervisão e avaliação de Projetos de Educação para a Saúde (PEpS), constitui-se como uma ação de elevadíssima importância, pois através dos seus diferentes métodos, torna possível atribuir uma melhor orientação aos PEpS, possibilitando uma reflexão apropriada sobre o seu grau de consecução, tendo em conta todos os objetivos inicialmente delineados, e também detetar eventuais lacunas sobre as quais será possível atuar, no sentido de se otimizar a ação dos próprios projetos. No sentido de poder contribuir para facilitar este processo, o presente estudo dedica-se a determinar a eficácia e adequabilidade dos PEpS em cinco escolas/agrupamentos do Concelho de Castelo Branco, através de um sistema de avaliação, desenvolvido por Dias, Loureiro, e Loureiro (2010) que permite avaliar qualitativamente as suas diferentes intervenções numa perspetiva supervisiva, lançando bases para a otimização da ação de cada um dos PEpS em análise, desde a sua planificação até à sua concretização prática. Para a concretização dos objetivos estabelecidos, a amostra desta investigação é constituída por um grupo de cinco Coordenadores do PEpS, sendo cada um representante de um caso de estudo, existindo também um grupo de cinco alunos, sendo cada um destes últimos também representante de um caso específico em estudo. Os elementos do grupo de professores Coordenadores do PEpS são todos do género feminino e com idades compreendidas entre os 42 e os 49 anos. Por sua vez, o grupo de alunos conta com três elementos do género feminino e dois elementos do género masculino, sendo que as suas idades se compreendem entre os 12 e os 18 anos. A metodologia de investigação envolveu numa primeira fase a análise documental dos diferentes PEpS, utilizando-se como instrumento de investigação o guião de análise documental, construído pelas autoras do sistema de avaliação aplicado neste estudo. Numa segunda fase, realizaram-se entrevistas com recurso a gravação aúdio, quer aos Coordenadores dos PEpS, quer aos alunos da amostra em estudo, sendo aplicados como instrumentos de investigação os guiões de entrevista originalmente desenvolvidos por Dias et al. (2010). A terceira fase do projeto de investigação consistiu na análise e sistematização de toda a informação recolhida, possibilitando uma reflexão que permitiu o estabelecimento de considerações avaliativas e sugestões de otimização, para cada um dos PEpS em estudo.

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Educação para a saúde - Metodologia Educação para a saúde - Sistema educativo - Castelo Branco (concelho) Educação para a saúde - Supervisão e avaliação de projectos de educação (PEpS)

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