Repository logo
 
Publication

A presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanhol

dc.contributor.advisorManso, José Henrique Rodrigues
dc.contributor.authorBeirão, Celina Isabel Soares
dc.date.accessioned2015-05-29T14:27:45Z
dc.date.available2015-05-29T14:27:45Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012-06
dc.description.abstractO presente Relatório é constituído por 3 partes, que estão estritamente relacionadas entre si, no qual efetuei um estudo sobre a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino -aprendizagem de uma língua estrangeira. Na primeira parte abordei a importância das TIC nas aulas de língua espanhola, considerando a utilização destes recursos um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Numa sociedade atual marcada pela Era Digital, pelo progresso e pela informação, onde esta circula de uma forma rápida e acessível a todos, cabe à escola e aos professores orientar, desenvolver e incutir nos alunos competências que lhes permitam fazer uma análise crítica e seletiva dessa informação. Na segunda parte, incidi sobre a presença das TIC nos manuais escolares de Espanhol, não esquecendo a importância do manual como recurso pedagógico fundamental na aprendizagem do aluno abordei a importância das TIC na motivação e empenho dos alunos e professores em todo o processo de ensino-aprendizagem. Por fim dediquei a terceira e ultima parte do trabalho ao estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em articulação com a Universidade da Beira Interior, onde efetuei uma abordagem à escola e à turma onde realizei o meu estágio pedagógico. Abordei as aulas assistidas de que fui alvo, a sua execução, a sua planificação, assim como todo o trabalho desenvolvido e todas as formações assistidas no ano letivo 2011/2012.por
dc.description.abstractEste informe consta de tres partes, que están estrechamente relacionadas entre sí; en él se refleja un estudio sobre la importancia de las Nuevas Tecnologías de Información y Comunicación en la enseñanza y en el aprendizaje de una lengua extranjera. En la primera parte abordé la importancia de las TIC en las clases de lengua española, teniendo en cuenta que el uso de estos recursos es un importante aliado en el proceso de enseñanza y aprendizaje. En la sociedad actual, marcada por la era digital, por el progreso y por la información, donde ésta circula de una manera rápida y accesible a todos, cabe a la escuela y a los profesores orientar, desarrollar e inculcar en los alumnos conocimientos que les permitan hacer un análisis crítico y selectivo de esa información. En la segunda parte, incidí sobre la presencia de las TIC en los métodos de español, no olvidando la importancia de éste como recurso pedagógico fundamental en el aprendizaje del alumno, abordé la importancia de las TIC en la motivación e interés de los alumnos y profesores en todo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por último, dediqué la tercera y última parte del trabajo a la práctica pedagógica, realizada en el “Agrupamento de Escolas Grão Vasco” en conjunto con la “Universidade da Beira Interior”, donde efectué un abordaje a la escuela y al grupo donde realicé mi práctica. Abordé las clases asistidas a las que fui sujeta, su ejecución, su planificación, así como todo el trabajo desarrollado y todas las formaciones a las que asistí en el año lectivo 2011/2012.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3410
dc.language.isoporpor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectLíngua espanhola - Ensino-aprendizagempor
dc.subjectLíngua espanhola - Novas tecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectLíngua espanhola - Aspectos pedagógicospor
dc.titleA presença das novas tecnologias de informação no ensino do espanholpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino do Português 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada á Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Ensino do Português 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Sub Capa e 1ª parte.pdf
Size:
85.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Corpo da tese .pdf
Size:
14.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: