Repository logo
 
Publication

A eficácia escolar e liderança pedagógica percebida e o sucesso dos alunos

dc.contributor.advisorLoureiro, Manuel Joaquim da Silva
dc.contributor.authorVieira, José Pedro Saraiva
dc.date.accessioned2015-05-14T11:26:19Z
dc.date.available2015-05-14T11:26:19Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractO presente estudo aborda o sucesso escolar sob a proeminência e polivalência de dois referentes do desenvolvimento organizacional e epistemológico: a eficácia e a liderança instrucional. As teorias, os modelos, as perspetivas, os problemas, as questões, as variáveis são propostas a um ritmo de conflitualidade e descontinuidade e bipolaridade: Os fatores de sucesso são macroestruturais, organizacionais, políticos, grupais, individuais? Qual o estado da problemática científica? O determinismo de Coleman, a reunificação genética e a insolvência da adaptação ou o estatuto diferenciado da organização escolar enquanto rede social de processo cognitivo? Há dados de investigação que preconizam os efeitos observáveis da liderança no desempenho dos alunos. A melhoria das escolas passa pelo comportamento de liderança educativa e profissional: o líder intensifica interações e estimula a motivação do sucesso. Outros autores, outras tendências evidenciam uma expressão moral na qualidade da liderança. O desenvolvimento organizacional da escola eficaz é comportamento colaborativo e que maximiza o clima de trabalho. No contexto empírico, duas dimensões são diferenciadas: o processo metodológico e a análise de resultados. O pressuposto é determinado pela abrangência da modelagem multinível e seletividade em diferentes variáveis e contextos que afetam o rendimento e sucesso escolar dos alunos. Objetivo mais concreto do estudo é validar os efeitos pedagógicos no sucesso escolar, analisar a influência do professor sobre práticas e respostas de aprendizagem. Tudo é suportado pela dinâmica do projeto de Investigação 3EM, que por sua vez executa-se como uma abordagem modelada pela investigação e problemática da eficácia escolar.por
dc.identifier.tid101563728
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3344
dc.language.isoporpor
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpor
dc.subjectEficácia escolar - Factores de eficáciapor
dc.subjectEficácia escolar - Liderança institucionalpor
dc.subjectEficácia escolar - Motivaçãopor
dc.subjectEficácia escolar - Resultados dos alunospor
dc.titleA eficácia escolar e liderança pedagógica percebida e o sucesso dos alunospor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia e Educaçãopor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A EFICÁCIA ESCOLAR E LIDERANÇA PEDAGÓGICA PERCEBIDA E O SUCESSO DOS ALUNOS -José Vieira.pdf
Size:
1.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: