Publication
A eficácia escolar e liderança pedagógica percebida e o sucesso dos alunos
dc.contributor.advisor | Loureiro, Manuel Joaquim da Silva | |
dc.contributor.author | Vieira, José Pedro Saraiva | |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T11:26:19Z | |
dc.date.available | 2015-05-14T11:26:19Z | |
dc.date.issued | 2013-11 | |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda o sucesso escolar sob a proeminência e polivalência de dois referentes do desenvolvimento organizacional e epistemológico: a eficácia e a liderança instrucional. As teorias, os modelos, as perspetivas, os problemas, as questões, as variáveis são propostas a um ritmo de conflitualidade e descontinuidade e bipolaridade: Os fatores de sucesso são macroestruturais, organizacionais, políticos, grupais, individuais? Qual o estado da problemática científica? O determinismo de Coleman, a reunificação genética e a insolvência da adaptação ou o estatuto diferenciado da organização escolar enquanto rede social de processo cognitivo? Há dados de investigação que preconizam os efeitos observáveis da liderança no desempenho dos alunos. A melhoria das escolas passa pelo comportamento de liderança educativa e profissional: o líder intensifica interações e estimula a motivação do sucesso. Outros autores, outras tendências evidenciam uma expressão moral na qualidade da liderança. O desenvolvimento organizacional da escola eficaz é comportamento colaborativo e que maximiza o clima de trabalho. No contexto empírico, duas dimensões são diferenciadas: o processo metodológico e a análise de resultados. O pressuposto é determinado pela abrangência da modelagem multinível e seletividade em diferentes variáveis e contextos que afetam o rendimento e sucesso escolar dos alunos. Objetivo mais concreto do estudo é validar os efeitos pedagógicos no sucesso escolar, analisar a influência do professor sobre práticas e respostas de aprendizagem. Tudo é suportado pela dinâmica do projeto de Investigação 3EM, que por sua vez executa-se como uma abordagem modelada pela investigação e problemática da eficácia escolar. | por |
dc.identifier.tid | 101563728 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3344 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Desenvolvimento organizacional | por |
dc.subject | Eficácia escolar - Factores de eficácia | por |
dc.subject | Eficácia escolar - Liderança institucional | por |
dc.subject | Eficácia escolar - Motivação | por |
dc.subject | Eficácia escolar - Resultados dos alunos | por |
dc.title | A eficácia escolar e liderança pedagógica percebida e o sucesso dos alunos | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
thesis.degree.discipline | Psicologia e Educação | por |
thesis.degree.level | Doutor | por |
thesis.degree.name | Doutoramento em Educação | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A EFICÁCIA ESCOLAR E LIDERANÇA PEDAGÓGICA PERCEBIDA E O SUCESSO DOS ALUNOS -José Vieira.pdf
- Size:
- 1.7 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Documento principal
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: