Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
599.52 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Learning is one of the basic keys to growth, both for the human being and the country
itself. The latter depends on both the technology and the science it uses. The R&D -
economic growth nexus has received increasing attention in the literature. However,
there are still unanswered questions regarding the differentiation imposed on workers
in the various sectors when referring to the type of education they receive at the higher
education level. The present study develops an Endogenous Economic Growth model
with Knowledge Driven horizontal R&D with the aim of examining the difference
between public and private higher education and its contribution to the economic growth
of a country.
Aprender é um dos pontos chave para o crescimento, tanto do ser humano como do próprio país. Este último depende quer da tecnologia quer da ciência que utiliza. O nexu I&D – crescimento económico tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Contudo, existem ainda perguntas sem respostas no que toca à diferenciação imposta aos trabalhadores dos vários setores quando se referem ao tipo de educação que estes recebem ao nível do ensino superior. O presente estudo desenvolve um modelo de crescimento económico endógeno com recurso a Knowledge Driven e I&D horizontal com o objetivo de examinar a diferença entre o ensino superior público e privado e a sua contribuição para o crescimento económico de um país.
Aprender é um dos pontos chave para o crescimento, tanto do ser humano como do próprio país. Este último depende quer da tecnologia quer da ciência que utiliza. O nexu I&D – crescimento económico tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Contudo, existem ainda perguntas sem respostas no que toca à diferenciação imposta aos trabalhadores dos vários setores quando se referem ao tipo de educação que estes recebem ao nível do ensino superior. O presente estudo desenvolve um modelo de crescimento económico endógeno com recurso a Knowledge Driven e I&D horizontal com o objetivo de examinar a diferença entre o ensino superior público e privado e a sua contribuição para o crescimento económico de um país.
Description
Keywords
Crescimento Económico I&D Inovação Horizontal Produtividade Universidades Privadas e Públicas