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A gamificação como meio de cocriação de valor no turismo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Marketingpor
dc.contributor.advisorAlves, Helena Maria Baptista
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Beatriz Pinheiro
dc.date.accessioned2022-01-17T17:04:10Z
dc.date.available2022-01-17T17:04:10Z
dc.date.issued2021-02-23
dc.date.submitted2021-01-20
dc.description.abstractA indústria turística é surpreendentemente dinâmica o que leva os operadores, a uma busca incessante por formas de fazer face à concorrência em qualquer uma das áreas envolvidas. Os desenvolvimentos desta indústria têm sido crescentes e a aposta nacional neste setor acompanha esse crescimento, no entanto, os cenários de crescimento económico para o ano de 2020 dissiparam-se com a nova crise provocada pela mais recente pandemia COVID-19. O presente estudo explora o recurso à gamificação como meio de gerar envolvimento do consumidor, através da criação de guidelines para uma app com vista ao mercado turístico português. As guidelines foram selecionadas com base na opinião de um focus group de 7 elementos, todos investigadores e jogadores assíduos e na recolha de mais de 1000 comentários online a aplicações mobile, populares no mercado turístico. Dos dados recolhidos conclui-se que sugestões, classificações e avaliações são pontos imprescindíveis numa app turística, a pontuação é um mecanismo eficaz na motivação de ações por parte do utilizador, os check-in e o registo de locais visitados é uma funcionalidade preferencial quando associada a um sistema de recompensas. Os resultados mostram ainda, com base nas metodologias referidas, falhas que devem ser evitadas numa app turística com recurso à gamificação.por
dc.description.abstractThe tourism industry is surprisingly dynamic, which leads operators to an endless search for ways to face competition in any of the areas involved. The developments in this industry have been increasing and the national investment in this sector has accompanied this growth, however, the economic growth scenarios for the year 2020 have dissipated with the new crisis caused by the most recent COVID-19 pandemic. This study explores the use of gamification as a means of generating consumer involvement through the creation of guidelines for an application focused on the Portuguese tourist market. The guidelines were created based on the results of a focus group with 7 elements, all researchers and regular players, and on more than 1000 online user reviews gathered from popular mobile applications in the tourist market. From the data collected, it can be concluded that suggestions, classifications, and evaluations are essential points in a tourist app, a score is an effective mechanism in the execution of actions by the user, check-in and the registration of visited locations is a preferred feature when associated with a reward system. The results also show, based on the indicated methodologies, several flaws that should be avoided in a tourist app using gamification.eng
dc.identifier.tid202858669
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11873
dc.language.isoporpor
dc.subjectCocriação de Valorpor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectGamificação No Turismopor
dc.subjectJogos Sériospor
dc.subjectTurismopor
dc.titleA gamificação como meio de cocriação de valor no turismopor
dc.title.alternativeGuidelines para desenvolvimento de uma apppor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Marketingpor

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