Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Influência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador das empresas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Débora_Nogueira.pdf286 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação visa identificar e analisar a influência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador da empresa, quer ao nível da inovação do produto, quer ao nível do processo. Face ao exposto, a questão central de investigação que se coloca é a seguinte: quais as principais actividades de inovação, que influenciam o processo de inovação das empresas e, consequentemente, o seu desempenho inovador? Para dar resposta a esta questão formulam-se hipóteses de investigação que são objecto de testes empíricos. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, utilizaram-se dados secundários, facultados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pertencentes ao Inquérito Comunitário às Actividades de Inovação: CIS 2006 (Community Innovation Survey 2006), supervisionado pelo EUROSTAT. A investigação apresenta uma contribuição inovadora uma vez que utiliza um conjunto de três factores: capacidade tecnológica, actividades de I&D, e as actividades de Marketing. Os resultados obtidos mostram que as variáveis integrantes, nos factores: actividades de I&D, actividades de Marketing e capacidade tecnológica influenciam a propensão para as empresas inovarem, quer ao nível do produto, quer ao nível do processo.

Description

Keywords

Empresas - Inovação tecnológico Empresas - Produto - Inovação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue