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Abstract(s)
A presente investigação visa identificar e analisar a influência das actividades de I&D, actividades de marketing e a capacidade tecnológica no desempenho inovador da empresa, quer ao nível da inovação
do produto, quer ao nível do processo.
Face ao exposto, a questão central de investigação que se coloca é a seguinte: quais as principais actividades de inovação, que influenciam o processo de inovação das empresas e, consequentemente, o seu desempenho inovador? Para dar resposta a esta questão formulam-se hipóteses de investigação que são objecto de testes empíricos.
Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, utilizaram-se dados secundários, facultados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência,
Tecnologia e Ensino Superior, pertencentes ao Inquérito Comunitário às Actividades de Inovação: CIS 2006 (Community Innovation Survey 2006), supervisionado pelo EUROSTAT. A investigação apresenta uma contribuição inovadora uma vez que utiliza um conjunto de três factores: capacidade tecnológica,
actividades de I&D, e as actividades de Marketing.
Os resultados obtidos mostram que as variáveis integrantes, nos factores: actividades de I&D,
actividades de Marketing e capacidade tecnológica influenciam a propensão para as empresas inovarem, quer ao nível do produto, quer ao nível do processo.
Description
Keywords
Empresas - Inovação tecnológico Empresas - Produto - Inovação
