Repository logo
 
Publication

A física da radiação no ensino secundário

dc.contributor.advisorSoares, Sandra da Costa Henriques
dc.contributor.authorCosta, Ana Cristina Silveira
dc.date.accessioned2014-12-12T21:23:50Z
dc.date.available2014-12-12T21:23:50Z
dc.date.issued2013-06
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractEste trabalho enquadra-se no curso de Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e tem como objetivo a identificação de zonas de incidência de concentração de radão, superiores ao limite máximo permitido por lei, no interior da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. As escolas são abrangidas pelo Decreto – Lei 79/2006, que regulamenta que as concentrações máximas de referência de poluentes no interior dos edifícios existentes abrangidos são 400 Bq/m3 para o gás radão, sendo a sua pesquisa obrigatória apenas em edifícios construídos em zonas graníticas, nomeadamente nos distritos de Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu e Castelo Branco. A Escola, escolhida para a realização do estudo, localiza-se na cidade da Covilhã, no distrito de Castelo Branco. Esta cidade está localizada, na encosta da Serra da Estrela, a cerca de 20 Km do ponto mais alto de Portugal Continental, a torre. A fim de se poder estudar a concentração de radão existente na escola, foram colocados detetores CR-39 em locais diferentes da escola, que estiveram expostos durante 59 dias. Uma vez que este trabalho foi realizado em ambiente escolar e com a colaboração dos alunos do Clube de Física e Química, para além do levantamento dosimétrico da Escola realizaram-se outras experiências relacionadas com o tema Radiação Ambiente, nomeadamente a repetição da experiência de Becquerel. Embora a Física Moderna seja uma presença constante no nosso quotidiano, os nossos currículos continuam a incidir preferencialmente na Física Clássica. Por este motivo pretendeu-se, também, fazer um levantamento do grau de conhecimento que a comunidade escolar tem sobre a Física das Radiações. Este estudo foi realizado através de um inquérito, constituído por várias questões relacionadas com os diferentes tipos de radiação, suas aplicações e medidas de segurança, aplicado na comunidade escolar. Os dados recolhidos foram tratados e analisados recorrendo a um programa de estatística Statistical Package for Social Sciences (SPSS), verificou-se que os conhecimentos nesta área são obscuros.por
dc.description.abstractThis work is part of the Master Degree course in Teaching Physics and Chemistry in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and aims the identification of areas of incidence of radon concentration, greater than the maximum allowed by law, within the School secondary Quinta das Palmeiras. Schools are covered by Decree - Law 79/2006, which regulates the maximum concentrations of pollutants reference within the existing buildings are covered 400 Bq/m3 for radon gas being your search is compulsory only in buildings constructed in granitic areas , particularly in the districts of Braga, Vila Real, Porto Guard, Viseu and Castelo Branco. The school chosen for the study, is located in Covilhã city, in the district of Castelo Branco. This city is located on the slope of the Serra da Estrela, about 20 Km from the highest point in mainland Portugal, the tower. In order to be able to study the concentration of the existing radon in the school, were placed CR39 detectors at different locations of the school, who were exposed for 59 days. Since this work was done in the school environment and in collaboration with the students of Physics and Chemistry Club, beyond the School dosimetric survey took place other experiences related to the topic Radiation Environment, including the repetition of the experience of Becquerel. Although Modern Physics is a constant presence in our daily lives, our curriculums continue to focus preferably in the Classical Physics. For this reason it was intended also to survey the degree of knowledge that the school community has on Radiation Physics. This study was conducted through a survey consisting of several issues related to the different types of radiation, its applications and security measures applied in the school community. The collected data were processed and analyzed using a statistical program: Statistical Package for Social Sciences (SPSS), it was verified that the knowledge in this area are obscure.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2784
dc.language.isoporpor
dc.subjectFísica da radiaçãopor
dc.subjectEnsino da física e químicapor
dc.titleA física da radiação no ensino secundáriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação.pdf
Size:
3.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: