Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio realizado no serviço de psicologia clínica, departamento de psiquiatria e saúde mental do Hospital de São Marcos - Braga

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Trabalho Final.pdf3.96 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento pretende ser uma demonstração da aquisição de conhecimentos decorrentes dos anos de formação académica, mais especificamente, uma exposição de competências desenvolvidas ao nível da investigação, avaliação e intervenção psicológicas. Relativamente às primeiras, é apresentado o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Seminário de Investigação, no qual se pretendeu averiguar o impacto da institucionalização sobre o autoconceito, sobre o padrão de vinculação estabelecido com pessoas significativas e sobre a satisfação com o suporte social percebido, num grupo de adolescentes institucionalizados comparativamente com um grupo de adolescentes não-institucionalizados. No que diz respeito ao segundo nível de competências, é apresentada uma parte integrante do Relatório de Estágio Curricular desenvolvido no 5º ano de Licenciatura de Psicologia Clínica e da Saúde, onde constam, sobretudo, os conhecimentos e práticas decorrentes das actividades de avaliação psicológica. Na dimensão das competências de intervenção é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito do Seminário de Intervenção dedicado às Perturbações do Espectro Autista, “Partir do zero: Programa de Intervenção Comportamental Intensivo Precoce para Perturbações do Espectro do Autismo."
This document is intended to be a demonstration of the acquisition of knowledge resulting from years of academic training, more specifically, an exhibition of skills developed in the research, assessment and psychological intervention. At first, is presented the research developed which sought to investigate the impact of institutionalization on self-concept, on the vinculation patterns established with significant people and on satisfaction with perceived social support, in a group of institutionalized adolescents compared with a group of non-institutionalized adolescents. Concerning the second level of skills, is a part of the Report of Stage Curriculum developed in the 5th year of the Bachelor of Clinical Psychology and Health, which are the knowledge and practices arising from the activities of psychological assessment. Concerning the skills of intervention is presented the work dedicated to Autistic Spectrum Disorders, "Starting from scratch: Program for Early Intensive Behavioral Intervention for Disorders of the Autism Spectrum".

Description

Keywords

Psicologia clínica Avaliação psicológica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue