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A palavra cidadania tornou-se, nas últimas décadas, numa das palavras mais usadas quando se pretende discutir a vida em sociedade. No entanto, se o conceito em si tem vindo a crescer em importância, a sua concretização na vida pública e política vê-se – e sente-se – cada vez mais comprometida na sociedade contemporânea. Sendo o fomento das virtudes cívicas forte reconhecidamente uma das exigências mais importantes de um Estado democrático, impõe-se a pergunta de como podemos as podemos reabilitar; mais concretamente, impõe-se a questão de saber como podemos educar para a cidadania. No decurso do presente trabalho, procuraremos examinar filosoficamente a noção de cidadania à luz dos desafios inerentes aos contemporâneos Estados democráticos, tentando, simultaneamente, demonstrar que é na disciplina de Filosofia que encontramos o terreno mais fecundo para o cultivo dos valores políticos que nos permitirão educar para uma cidadania activa, participativa e pluralista.
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Cidadania Educação para a cidadania - Aspectos filosoficos Sociedade - Democracia Democracia - Aspectos filosóficos Cidadania - Aspectos políticos
Pedagogical Context
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Universidade da Beira Interior
