Repository logo
 
Publication

Novas propostas do ensino do CEL: reflexões e dimensão crítica da prática pedagógica em Português e Espanhol

dc.contributor.advisorOsório, Paulo José Tente da Rocha Santos
dc.contributor.authorEstêvão, Alexandra Apolinário
dc.date.accessioned2014-07-23T10:55:29Z
dc.date.available2014-07-23T10:55:29Z
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractCentrando o nosso foco na importância da gramática no ensino da língua materna e das línguas estrangeiras, nomeadamente nas repercussões positivas que acreditamos que o trabalho desta competência terá na aprendizagem destas línguas, analisar-se-á, num primeiro momento deste relatório, o papel e o relevo que os textos programáticos e que os manuais escolares concedem ao conhecimento explícito da língua na aula de Português do 8º ano e à competência linguística na aula de Espanhol do 10º ano. Na sequência desta análise, comentar-se-á também o estatuto e funções que os manuais detêm, atualmente, nas escolas portuguesas. Para encerrar esta primeira fase, apresentar-se-ão duas propostas de abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português do 8º ano e de Espanhol do 10º ano, propostas estas que seguem as diretrizes dos programas das disciplinas em questão. Num segundo momento, diretamente relacionado com o estágio pedagógico - realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo 2012/2013 - passar-se-á à reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do mesmo – nomeadamente acerca dos métodos, materiais, atividades e resultados - e à contextualização deste, através da caracterização da escola e das turmas com as quais se trabalhou e da descrição das atividades dinamizadas e nas quais se participou ao longo do ano letivo.
dc.description.abstractCentrando nuestras atenciones en la importancia de la gramática en la enseñanza de la lengua materna y de lenguas extranjeras, sobre todo en las repercusiones positivas que creemos que el trabajo de esta competencia tendrá en el aprendizaje de esas lenguas, se analizará, en una primera parte de esta disertación, el papel y el relieve que los Programas y los libros de texto atribuyen al conocimiento explícito de la lengua en la clase de Portugués del 2º de ESO y a la competencia lingüística en la clase de Español del 4º de ESO. En este sentido, comentaremos también el estatuto y las funciones que los libros de texto poseen, actualmente, en las escuelas portuguesas. Para terminar esta primera parte, se presentarán dos propuestas de explotación de contenidos gramaticales en la clase de Portugués del 2º de ESO y de Español del 4º de ESO, que cumplen las directrices de los respectivos Programas. En la segunda parte, directamente relacionada con las prácticas – realizadas en la Escola Secundária Campos Melo, en Covilhã, en el curso 2012/2013 – además de la reflexión crítica sobre las clases impartidas – sus métodos, materiales, actividades y resultados - se caracterizará el instituto y los grupos a los que se han impartido clases y se describirán las actividades organizadas y en las que se ha participado a lo largo de las prácticas.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2076
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectConhecimento explicito da línguapor
dc.subjectCompetência linguísticapor
dc.titleNovas propostas do ensino do CEL: reflexões e dimensão crítica da prática pedagógica em Português e Espanholpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Tese.pdf
Size:
3.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação
No Thumbnail Available
Name:
Anexos.pdf
Size:
20.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexos
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: