Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Responsabilidade Social Corporativa: relação entre a Empresa e a Comunidade Local

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
7808_16501.pdf1.51 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os problemas sociais, sendo cada vez mais uma constante na nossa sociedade, fazem com que a comunidade se preocupe com as questões sociais que a envolvem. Assim, as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) começaram a ter grande relevo no pensamento das organizações. As empresas passaram a assumir-se como organizações cidadãs corporativas, adotando posturas que promovem o bem-estar, a qualidade de vida e beneficiam não só todos os stakeholders que as envolvem, como o meio ambiente. No âmbito da presente investigação foi realizado um estudo empírico com dois objetos de estudo diferentes: empresas e comunidade local, com vista a inferir acerca das práticas de RSC por parte das empresas e da perceção destas ações por parte da comunidade local. Os principais resultados indicam a importância da RSC, tanto para as empresas que a praticam como para a comunidade local que também beneficia das suas práticas. As empresas entrevistadas desenvolvem práticas de RSC e são motivadas e influenciadas pelos stakeholders, principalmente colaboradores e comunidade local. Além disso, cumprem a lei e procuram através das iniciativas que promovem, credibilizar a sua empresa. Por outro lado, a comunidade local espera que as empresas sejam agentes sociais e respondam com responsabilidade às necessidades da região, promovendo melhorias sociais e económicas, que contribuam não só para o desenvolvimento do Concelho, como para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Mais que uma estratégia de diferenciação no mercado, o conceito de RSC foca essencialmente uma conscientização importante no seio da sociedade, benéfica para todos os que a envolvem.
As social problems increase and become constant in our society, it leads to a higher level of concern and awareness from society to the problems surrounding it. Thereby, the Corporate Social Responsibility (CSR) practices started to have an important weight in the organizations concerns. Companies began to assume themselves as a corporative citizen organization by adopting measures than promote well-being, quality of life which end up benefit stakeholders but also the environment. As part of the project research, an empirical study was made with two different purposes: companies and local community, aiming to enquire about the CSR companies’ practices and the local community perception regarding these actions. The main results suggest the importance of CSR for the companies, but also for the local community which benefits from its practices. The interviewed companies put in actions CSR practices and are motivated by the stakeholders, mainly collaborators and local community. Besides that, these companies comply with the law and seek through several initiatives to promote and give credibility to their company. However, the local community expects companies to be social agents and to respond with responsibility to the region needs, to promote social and economic improvements that contribute to the development of the Municipality and also to the increase of quality of life of the community. More than a differentiation strategy in the market, the CSR concept focus essentially on a critical consciousness inside the society, beneficial to all involved in it.

Description

Keywords

Comunidade Local Empresas Responsabilidade Social (Rs) Responsabilidade Social Corporativa (Rsc) Stakeholders

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue