Publication
Utilização da Abordagem Baseada em Jogos e Modelo de Instrução Direta numa Unidade Didática de Corfebol
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências do Desporto | por |
dc.contributor.advisor | Ferraz, Ricardo Manuel Pires | |
dc.contributor.author | Roque, Rodrigo Alexandre Gaspar | |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T16:00:42Z | |
dc.date.available | 2024-12-03T16:00:42Z | |
dc.date.issued | 2024-07-17 | |
dc.date.submitted | 2024-06-28 | |
dc.description.abstract | O presente documento, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico (EP), do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), tem como objetivo apresentar sucintamente as atividades desenvolvidas durante o período de EP. Este decorreu na Covilhã, mais concretamente, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP) e na Escola Básica de Tortosendo (EBT), ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), com supervisão do Professor José Pedro Fernandes, como Orientador Cooperante, e acompanhamento ativo do Professor Doutor Ricardo Ferraz, como Orientador Científico. Este relatório iniciará, no primeiro capítulo, com uma breve introdução e contextualização da escola, do Grupo Disciplinar de Educação Física (GDEF) e do Professor Estagiário (PE). Em seguida, abordarei as particularidades do ensino, detalhando alguns princípios e metodologias tidas em conta para a lecionação ao 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. Para além disso, também serão explorados alguns aspetos relativos ao Desporto Escolar (DE), à intervenção na escola, à direção de turma e à intervenção com o meio. O primeiro capítulo ficará, portanto, concluído com a reflexão final, seguida das referências bibliográficas que deram suporte à sua elaboração. Por sua vez, no segundo capítulo, a atenção do relatório recairá sobre o projeto de investigação intitulado “Utilização da Abordagem Baseada em Jogos e Modelo de Instrução Direta numa Unidade Didática de Corfebol”. Neste, após uma breve introdução, serão apresentados os resultados obtidos, a respetiva discussão e as conclusões do estudo, seguidas das referências bibliográficas que deram suporte à sua elaboração. | por |
dc.description.abstract | This document, prepared within the scope of the Pedagogical Internship course, of the 2nd year of the Master’s degree in Physical Education Teaching for Primary and Secondary Education at the University of Beira Interior, aims to briefly present the activities developed during the Pedagogical Internship period. It took place in Covilhã, more precisely at the Escola Secundária Frei Heitor Pinto and the Escola Básica de Tortosendo, both belonging to the Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, under the supervision of Professor José Pedro Fernandes as Cooperating Mentor and with the active involvement of Professor Ricardo Ferraz, as Scientific Advisor. This report will start, in the first chapter, with a brief introduction and contextualization of the school, the Physical Education Discipline Group, and the Trainee Teacher. Next, the particularities of teaching, detailing some principles and methodologies considered for teaching at the 2nd and 3rd Cycles of Basic Education and Secondary Education will be addressed. Additionally, some aspects related to school sport, school intervention, class management, and community engagement will be explored. The first chapter will be concluded with a final reflection, followed by the bibliographical references that supported its development. Furthermore, the second chapter will focus on the research project entitled “The Impact of Two Distinct Methodological Approaches on the Technical-Tactical Performance in Korfball of Secondary School Students.” This chapter will present the obtained results, respective discussion and conclusions of the study, followed by the bibliographical references that supported its development. | eng |
dc.identifier.tid | 203737938 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/14868 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Abordagens Metodológicas Distintas | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.title | Utilização da Abordagem Baseada em Jogos e Modelo de Instrução Direta numa Unidade Didática de Corfebol | por |
dc.title.alternative | Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 10651_25384.pdf
- Size:
- 7.74 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format