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Manutenção Lean em Ambiente de Indústria 4.0

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia e Gestão Indústrialpt_PT
dc.contributor.advisorGaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira
dc.contributor.advisorNavas, Helena Victorovna Guitiss
dc.contributor.authorMendes, David Samuel Fernandes Tavares
dc.date.accessioned2024-06-18T16:05:30Z
dc.date.available2024-06-18T16:05:30Z
dc.date.issued2024-05-28
dc.description.abstractPara que as empresas, independentemente da sua dimensão, se mantenham competitivas e ativas num mercado cada vez mais global, devem aumentar a produtividade, economizar recursos e melhorar os seus processos organizacionais. Com o aumento da automação e digitalização, um dos focos é colocado na gestão de ativos e manutenção, como sendo funções de agregação de valor ainda mais significativas. Os requisitos para o setor da manutenção, assim como para o pessoal integrante desta área, mudou consideravelmente ao longo dos anos por causa do aumento da digitalização e automação, e pela complexidade dos ativos. Para que esta área se enquadre na realidade atual, é necessária uma rápida reação e adaptação da estratégia de manutenção. Desta forma, o incremento das ferramentas inerentes à Filosofia Lean (FL) e às tecnologias inerentes à Indústria 4.0 (I4.0) são de todo importantes, já que permitiram às empresas melhorar o funcionamento do chão de fábrica. A FL surge como uma cultura promissora e geradora de resultados efetivos, tendo como objetivo a eliminação dos desperdícios e a criação de valor. Ligada à FL, assim como ao departamento da manutenção e produção, encontra-se a metodologia Total Productive Maintenance (TPM). Esta tem como objetivo potenciar o desempenho das empresas, através da realização de ações específicas, na contribuição para o aumento da eficiência produtiva, diminuição de desperdício, acidentes, defeitos, paragens e falhas ao longo do processo produtivo. Por outro lado, com a introdução de novas tecnologias no setor industrial, surge a necessidade deste se adaptar às alterações do mercado, de modo a fazer frente às necessidades de um mercado cada vez mais competitivo e global. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um modelo que integra três conceitos: Manutenção, FL e a I4.0, para melhorar a gestão e todas as atividades inerentes da manutenção, passando pelo planeamento da manutenção até à intervenção da mesma. O modelo é composto por uma arquitetura constituída por sensores, gateway, e protocolos de comunicação: internet sem fios e o Bluetooth Low Energy (BLE) para assegurar a contínua e ininterrupta monitorização de vários indicadores relevantes da manutenção. Uma vez desenvolvido o modelo, e de forma a ilustrar o seu potencial em termos de aplicação e de validação em contexto industrial e real, é desenvolvido um estudo de caso numa fábrica de rações, mais concretamente aplicado a um tapete transportador que opera na área de transporte e movimentação de granéis. Constatou-se que a implementação deste modelo junto com a consciencialização e participação de todos os elementos que operam na área de transporte e movimentação de rações, trouxe inúmeros benefícios, como: o aumento da disponibilidade (aumento de funcionamento em 7%), melhoria no conhecimento e desempenho dos colaboradores que operam nesta área, intervenções e plano de manutenção mais ajustado à realidade diária de operação do tapete transportador, melhorando os tempos (redução do tempo médio de reparações em 53%) de paragens programadas, entre outros benefícios. Os resultados mostram que o modelo proposto é uma ferramenta com mais-valias para as empresas. Possibilita aos responsáveis pelos serviços da manutenção fundamentarem as suas decisões com base na análise de dados que podem ser visualizados de uma forma rápida e acessível. Com base na análise do histórico do tapete transportador conjugado com os dados adquiridos pelo sistema de monitorização contínua, foi possível observar a sua utilidade no dia-a-dia dos responsáveis da manutenção, através da seleção e utilização de parâmetros específicos da gestão da manutenção.pt_PT
dc.description.abstractFor companies, regardless of their size, to remain competitive and active in an increasingly global market, they must increase productivity, save resources, and improve their organizational processes. With the increase in automation and digitalisation, one of the focuses is on asset management and maintenance as even more significant value-adding functions. The requirements for the maintenance sector, as well as for maintenance personnel, have changed considerably over the years due to the increase in digitalization and automation, and the complexity of assets. For this area to fit into today's reality, a rapid reaction and adaptation of the maintenance strategy is required. In this way, the increase in the tools inherent in the Lean Philosophy (LPL) and the technologies inherent in Industry 4.0 (I4.0) are important, as they have enabled companies to improve the way their shop floors work. The LP has emerged as a promising culture that generates effective results, with the aim of eliminating waste and creating value. Linked to LP, as well as to the maintenance and production department, is the Total Productive Maintenance (TPM) methodology. Its aim is to boost company performance by carrying out specific actions to help increase production efficiency, reduce waste, accidents, defects, stoppages, and failures throughout the production process. On the other hand, with the introduction of new technologies in the industrial sector, there is a need to adapt to market changes to meet the needs of an increasingly competitive and global market. In this context, this paper presents a model that integrates three concepts: Maintenance, FL and I4.0, to improve management and all the activities inherent in maintenance, from maintenance planning to maintenance intervention. The model consists of an architecture made up of sensors, a gateway, and communication protocols: wireless internet and Bluetooth Low Energy (BLE) to ensure continuous and uninterrupted monitoring of various relevant maintenance indicators. Once the model has been developed, and to illustrate its potential in terms of application and validation in a real industrial context, a case study is carried out in a feed mill, more specifically applied to a conveyor belt that operates in the area of bulk transport and handling. It was found that the implementation of this model, together with the awareness and participation of all elements operating in the area of transport and movement of feed, brought numerous benefits, such as: increased availability (increased operation by 7%), improvement in knowledge and performance of employees who operate in this area, interventions and maintenance plan more adjusted to the daily reality of conveyor belt operation, improving times (reduction in average repair time by 53%) of scheduled stops, among other benefits. The results show that the proposed model is a tool with added value for companies. It enables those responsible for maintenance services to base their decisions on the analysis of data that can be visualized quickly and accessibly. By analyzing the conveyor belt's history combined with the data acquired by the continuous monitoring system, it was possible to see how useful it can be in the day-to-day work of maintenance managers, through the selection and use of specific maintenance management parameters.pt_PT
dc.identifier.tid101722230pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14437
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectManutençãopt_PT
dc.subjectGestão da Manutençãopt_PT
dc.subjectFilosofia Leanpt_PT
dc.subjectIndústria 4.0pt_PT
dc.subjectMonitorização em tempo realpt_PT
dc.subjectManutenção Produtiva Totalpt_PT
dc.titleManutenção Lean em Ambiente de Indústria 4.0pt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMendes
person.givenNameDavid
person.identifier.orcid0000-0002-4242-4763
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione4e1e690-fa11-4cb9-bf41-6bd02b9fe136
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thesis.degree.nameDoutoramento em Engenharia e Gestão Industrialpt_PT

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