Repository logo
 
Publication

Game-based Learning na Educação Médica: Estudo de um Escape Room

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde::Medicinapor
dc.contributor.advisorPinheiro, Paulo Ricardo Charro
dc.contributor.advisorSousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de
dc.contributor.authorGodinho, Gonçalo Duarte
dc.date.accessioned2024-11-21T11:08:58Z
dc.date.available2024-11-21T11:08:58Z
dc.date.issued2024-05-16
dc.date.submitted2024-03-20
dc.description.abstractIntrodução: A Educação Médica tem acompanhado a evolução, priorizando os interesses dos estudantes e jovens médicos. Neste sentido, o Game-based Learning tem ganho relevância como estratégia de ensino, pois consegue integrar de modo envolvente a tecnologia e o jogo tão presentes no quotidiano. O Escape Game com competências clínicas exemplifica um jogo que pode ser aplicado à Educação Médica, visto que além de motivar, promove a aprendizagem de conhecimentos teóricos, a relação entre pares e a tomada de decisão clínica. O objetivo deste estudo foi compreender se o Escape Game tem a capacidade de motivar e desafiar os participantes a saberem mais sobre as temáticas abordadas e avaliar a perceção de médicos sobre a aplicabilidade e eficácia desta abordagem educacional, ao realizarem um questionário pós-atividade. Métodos: Foi aplicado um questionário a médicos imediatamente após participação num “Clinical Escape Game”, que ocorreu em 3 congressos médicos, em 2023, das especialidades de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar. Cada equipa foi constituída por 4 ou 5 elementos, de forma livre, tanto por internos de especialidade como especialistas. O questionário foi elaborado com base nas referências bibliográficas selecionadas, sendo constituído por 25 questões, sendo que foi incluída uma questão de resposta aberta para sugestões futuras. Para responder foi utilizado uma escala numérica de Likert. Este questionário teve o intuito de avaliar a perceção dos mesmos sobre ganho de conhecimento clínico, teórico e de competências comportamentais, assim como avaliar satisfação global e específica sobre o EG. A aplicação Jamovi (versão 2.3.28.0) foi utilizada para a análise dos dados. Resultados: Houve um elevado grau de concordância acerca da elaboração do “Clinical Escape Game” (µ= 4,78 ± 0,20). De forma não tão significativa, os participantes avaliaram positivamente o impacto do Escape Game nas competências comportamentais e conhecimento clínico (µ? 4,39). Respeitante à perceção do Escape Game como ferramenta de ensino e à sua inclusão na Educação Médica, os participantes demonstraram forte consenso quanto à aplicabilidade do método em comparação com o ensino tradicional (µ? 4,65, moda 5,00). Conclusão: Neste estudo, o Escape Game mostrou ser um método desafiador e potencialmente útil na transmissão de conhecimento clínico e de competências não formais. A avaliação dos participantes sugere a sua implementação deste método no currículo médico, reforçando a necessidade de mais estudos que permitam tirar conclusões concretas acerca da eficácia e aplicabilidade desta abordagem em contexto pré e pós-graduado.por
dc.description.abstractIntroduction: Medical education has kept pace with developments, prioritising the interests of students and young doctors. In this sense, Game-based Learning has gained relevance as a teaching strategy, as it manages to integrate technology and games, which are so present in everyday life, in an engaging way. The Escape Game with clinical competences is an example of a game that can be applied to medical education, as it not only motivates, but also promotes the learning of theoretical knowledge, peer relationships and clinical decision-making. The aim of this study was to understand whether the Escape Game has the capacity to motivate and challenge participants to learn more about the topics covered, and to assess doctors' perceptions of the applicability and effectiveness of this educational approach, by completing a postactivity questionnaire. Methods: A questionnaire was administered to doctors immediately after taking part in a "Clinical Escape Game", which took place at 3 medical congresses in 2023 in the specialities of Internal Medicine and Family Medicine. Each team was made up of 4 or 5 members, freely chosen by both speciality interns and specialists. This Escape Game, called "Patient Getaway", was created by the company Nobox ® in partnership with Hospital da Luz Learning Health and UpHill. The questionnaire was drawn up based on the bibliographical references selected and consists of 25 questions. A numerical Likert scale was used to answer the questions and an open-ended question was included for future suggestions. The Jamovi application (version 2.3.28.0) was used to analyse the data. Results: There was a high degree of agreement about the development of the Clinical Escape Game (µ= 4.78 ± 0.20). Not so significantly, the participants positively evaluated the impact of the Escape Game on behavioural skills and clinical knowledge (µ? 4.39). Regarding the perception of the Escape Game as a teaching tool and its inclusion in medical education, the participants showed a strong consensus on the applicability of the method compared to traditional teaching (µ? 4.65, mode 5.00). Conclusion: In this study, the Escape Game proved to be a challenging and potentially useful method for transmitting clinical knowledge and non-formal skills. The participants' evaluation suggests that this method should be implemented in the medical curriculum, reinforcing the need for further studies to draw concrete conclusions about the effectiveness and applicability of this approach in pre- and post- graduate contexts.eng
dc.identifier.tid203715381
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14695
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEscape Roompor
dc.subjectGame-Based Learningpor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectMedical Educationpor
dc.titleGame-based Learning na Educação Médica: Estudo de um Escape Roompor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicinapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10427_23995.pdf
Size:
677.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format