Repository logo
 
Publication

A criação do espaço arquitectónico no cinema alemão dos anos 20: o gabinete do Doutor Caligari e Metropolis

dc.contributor.advisorPinto, Luís Miguel de Barros Moreira
dc.contributor.advisorNogueira, Luís Carlos da Costa
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Paula Alves
dc.date.accessioned2014-10-01T09:50:26Z
dc.date.available2014-10-01T09:50:26Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstract"Agora e para sempre (...) os filmes serão o tradutor mais fiel dos sonhos mais ousados dos arquitectos" Luis Buñuel A Arquitectura e o Cinema estabeleceram desde cedo uma relação, que apresenta uma das suas épocas mais frutuosa no Expressionismo Alemão e no decorrer da ascensão da República de Weimar. Com o final da Primeira Guerra Mundial, enquanto assistimos a uma época de redefinição arquitectónica, assistimos igualmente a uma ascensão da produção cinematográfica onde alguns arquitectos deixam a sua marca. O Cinema Expressionista Alemão, fortemente marcado por experimentações e redefinições, expõe na sua criação algumas das mais importantes e expressivas cidades cinematográficas da história do Cinema. Caracteriza-se pela representação da realidade de forma subjectiva, procurando fugir do convencional e da própria razão e eleva nas suas concepções o papel da Arquitectura e da própria Cidade. Este estudo, através de uma análise detalha de duas cidades cenográficas, pertencentes a dois dos filmes mais emblemáticos do Cinema Expressionista Alemão, O Gabinete do Doutor Caligari, de Robert Wiene, e Metropolis, de Fritz Lang, pretende identificar e evidenciar a relevância e o significado atribuído à Arquitectura no Cinema da época. Apesar de visualmente os dois filmes apresentarem registos diferentes, em ambos é a imagem da cidade que mais se evidencia. A cidade deixa de funcionar apenas como um pano de fundo e ganha uma nova importância, estabelecendo-se como elemento principal. No clima entre guerras que se vivenciava, estas cidades cenográficas reflectiam e denunciavam, através da sua engenhosa concepção, a sociedade da época. Estas constituem-se igualmente num espelho da evolução e das alterações que se verificaram na arquitectura durante aquele período histórico.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2345
dc.language.isoporpor
dc.subjectExpressionismo alemãopor
dc.subjectArquitectura cenográficapor
dc.titleA criação do espaço arquitectónico no cinema alemão dos anos 20: o gabinete do Doutor Caligari e Metropolispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineArquitecturapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Arquitecturapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Criação do Espaço Arquitectonico no Cinema Alemão dos Anos 20_Ana Rodrigues.pdf
Size:
18.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: