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A criação do espaço arquitectónico no cinema alemão dos anos 20: o gabinete do Doutor Caligari e Metropolis
dc.contributor.advisor | Pinto, Luís Miguel de Barros Moreira | |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Luís Carlos da Costa | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Paula Alves | |
dc.date.accessioned | 2014-10-01T09:50:26Z | |
dc.date.available | 2014-10-01T09:50:26Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | "Agora e para sempre (...) os filmes serão o tradutor mais fiel dos sonhos mais ousados dos arquitectos" Luis Buñuel A Arquitectura e o Cinema estabeleceram desde cedo uma relação, que apresenta uma das suas épocas mais frutuosa no Expressionismo Alemão e no decorrer da ascensão da República de Weimar. Com o final da Primeira Guerra Mundial, enquanto assistimos a uma época de redefinição arquitectónica, assistimos igualmente a uma ascensão da produção cinematográfica onde alguns arquitectos deixam a sua marca. O Cinema Expressionista Alemão, fortemente marcado por experimentações e redefinições, expõe na sua criação algumas das mais importantes e expressivas cidades cinematográficas da história do Cinema. Caracteriza-se pela representação da realidade de forma subjectiva, procurando fugir do convencional e da própria razão e eleva nas suas concepções o papel da Arquitectura e da própria Cidade. Este estudo, através de uma análise detalha de duas cidades cenográficas, pertencentes a dois dos filmes mais emblemáticos do Cinema Expressionista Alemão, O Gabinete do Doutor Caligari, de Robert Wiene, e Metropolis, de Fritz Lang, pretende identificar e evidenciar a relevância e o significado atribuído à Arquitectura no Cinema da época. Apesar de visualmente os dois filmes apresentarem registos diferentes, em ambos é a imagem da cidade que mais se evidencia. A cidade deixa de funcionar apenas como um pano de fundo e ganha uma nova importância, estabelecendo-se como elemento principal. No clima entre guerras que se vivenciava, estas cidades cenográficas reflectiam e denunciavam, através da sua engenhosa concepção, a sociedade da época. Estas constituem-se igualmente num espelho da evolução e das alterações que se verificaram na arquitectura durante aquele período histórico. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2345 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Expressionismo alemão | por |
dc.subject | Arquitectura cenográfica | por |
dc.title | A criação do espaço arquitectónico no cinema alemão dos anos 20: o gabinete do Doutor Caligari e Metropolis | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Arquitectura | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Arquitectura | por |
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- A Criação do Espaço Arquitectonico no Cinema Alemão dos Anos 20_Ana Rodrigues.pdf
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