Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Implementação de Tecnologia de Identificação por Radiofrequência na Empresa Dinefer, S.A.: Otimização da Rastreabilidade de Ativos em Ambiente Industrial

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10220_22897.pdf5.88 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos últimos anos, a Identificação por Radiofrequência (RFID), que corresponde a uma tecnologia de identificação automática que utiliza ondas eletromagnéticas para transferir dados de uma etiqueta de identificação por radiofrequência fixada a um objeto, tem suscitado um interesse significativo por parte da indústria e do mundo académico, apesar de já existir há muito tempo, muito pelo facto de os componentes desta tecnologia se terem tornado cada vez com dimensões mais pequenas, menos dispendiosos e mais eficazes, o que facilita a sua implementação em muitas aplicações. Nesta perspetiva, e destacando o setor da produção industrial, os sistemas de rastreabilidade são essenciais para o bom funcionamento de uma organização. No entanto, antes de implementar essa tecnologia, é necessário investigar o mercado existente, ou seja, quais as ferramentas disponíveis para auxiliar na rastreabilidade e registo de informação nos fluxos existentes na empresa, bem como realizar uma análise de custo/benefício sobre os problemas identificados. No contexto do estágio realizado na empresa “Dinefer, S.A.”, de produção de equipamentos de teste e controlo para a indústria de cablagens, em derivado da capacidade, e intenção, por parte da gestão de topo da empresa, de implementação de um sistema de rastreabilidade suportado por uma tecnologia de identificação e obtenção automática de dados tecnologicamente mais avançada, o foco do estudo do relatório de estágio assenta na proposta de um protótipo base de sistema de rastreabilidade por via da tecnologia de identificação por radiofrequência que permita a qualquer empresa industrial adaptar este tipo de ferramentas e sistemas tecnológicos.
In recent years, Radio Frequency Identification (RFID) has aroused significant interest from industry and academia. This demand lies in the technology's evolution, marked by a reduction in size, cost, and enhanced efficiency, making it increasingly accessible for diverse applications. This work presents a case study of the implementation of an RFID traceability system in the packaging section of an industrial company that produces test equipment for the automotive wiring industries. The study holds the proposal and execution of a prototype asset tracking system utilizing RFID technology, designed to be adaptable and beneficial for various industrial settings. The experiments were carried out within the company's shopfloor environment, alongside the existing barcode system, with the primary objective of evaluating and comparing the proposed solution. The test results demonstrate a significant enhancement in production efficiency, with substantial optimization achieved. The time required for asset identification and tracking was significantly reduced, resulting in an average time of approximately 43.62 seconds. This successful implementation highlights the potential of RFID technology in improving operations, reducing working time, and enhancing traceability within industrial production processes.

Description

Keywords

Identificação por Radiofrequência (Rfid) Indústria Automóvel Indústria 4.0 Otimização Rastreabilidade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue