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Reconhecimento das diferenças: análise das interacções sociais entre pares

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Este projecto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica faz uma reflexão sociológica sobre as questões da igualdade e da diferença, nomeadamente sobre as questões associadas à deficiência mental e auditiva. O principal objectivo deste trabalho é escutar a voz das crianças, observar as interacções sociais ocorridas dentro e fora da sala de aula, no sentido de as interpretar no contexto de uma escola inclusiva, partindo da caracterização das culturas infantis. A investigação na área da sociologia da infância tem-se pautado pela pouca atenção dedicada a este fenómeno social, a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular, numa perspectiva que coloca as crianças como principais actores sociais. Iniciamos este trabalho com algumas interrogações: como é desenvolvido o processo de inclusão social das crianças portadoras de deficiência em escolas do ensino regular na perspectiva dos seus pares? Que tipo de relações sociais se desenvolvem entre as crianças quando algumas são portadores de deficiência no espaço escolar? Que estratégias desenvolve a escola para promover a inclusão de crianças com deficiência, enquanto instituição responsável pela aplicação das politicas inclusivas? O trabalho de campo com crianças foi desenvolvido em contexto escolar público, de Novembro de 2008 a Março de 2009. Após uma análise cuidada aos dados obtidos permitiu-nos dar uma visão, do tipo aproximativo, que as relações sociais estabelecidas entre crianças com e sem deficiência mental e/ou com deficiência auditiva são bastante heterogéneas, assim como as relações sociais proporcionadas pelo trabalho cooperativo dentro e fora da sala de aula contribuem, sem dúvida, para a inclusão social de crianças com deficiência em escolas do ensino regular e, por conseguinte, para o reconhecimento das diferenças.

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Sociologia da infância Deficiência mental

Pedagogical Context

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