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A autoperceção dos alunos de medicina, dos anos clínicos, da sua preparação para usar as plataformas do Registo de Saúde Eletrónico
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina | por |
dc.contributor.advisor | Sá, Juliana Marilia Pereira de | |
dc.contributor.advisor | Sequeira, Duarte Castelo-Branco Matos | |
dc.contributor.author | Malhó, Cristiana Vanessa Bernardo | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T10:24:51Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T10:24:51Z | |
dc.date.issued | 2022-06-27 | |
dc.date.submitted | 2022-05-06 | |
dc.description.abstract | O Registo de Saúde Eletrónico (RSE) é, nos dias de hoje uma das ferramentas mais usadas por todos os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este uso universal faz com que o ensino das competências digitais seja um dos grandes desafios do currículo dos estudantes de Medicina. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo estudar, qual a autoperceção dos alunos de medicina, dos anos clínicos, quanto à sua preparação para usar as plataformas do Registo Eletrónico de Saúde, nomeadamente o SClínico Hospitalar, através da aplicação um questionário. Nos resultados pudemos observar que cento e nove (109) alunos de três escolas médicas diferentes, responderam a este questionário. Observámos que o contacto que os alunos tiveram com o sistema SClínico Hospitalar, dependeu de vários fatores. Estas diferenças no contacto poderiam ter sido responsáveis pelas diferenças observadas em relação à preparação auto-reportada pelos alunos para efetuar as diversas tarefas no programa. Cerca de 60% dos alunos revelaram não se encontrar satisfeitos com o ensino de competências em sistemas de informação, sugerindo várias formas de colmatar esta lacuna no seu currículo. Em conclusão, os alunos da amostra encontravam-se insatisfeitos com o seu ensino digital. A maioria dos alunos não se sente confortável para desempenhar certas atividades de consulta e de inserção de informação no sistema SClínico Hospitalar e, isso poderá dever-se ao tipo de contacto que os alunos têm com o sistema. Uma das atividades que os alunos gostariam de ver integrada no seu currículo, seria criação de simulações de casos reais com recurso a um sistema espelho do SClínico Hospitalar. Este sistema poderia ser também usado durante os estágios hospitalares. | por |
dc.description.abstract | The electronic health records are, nowadays, one of the most utilized among health professionals of the National Health Service in Portugal. This universal use presents a challenge in the medical student’s education, and may imply a curriculum adjustment. For that purpose, this paper intends to evaluate the self-perceptions of readiness to use the Portuguese Electronic Health Records Platforms among medical students, in particular the program SClínico Hospitalar using questionnaires for that effect. In the results of the study, it was observed that one hundred and nine (109) students form three different medical schools responded to these questionnaires. The contact that the students had with the system SClínico Hospitalar was dependable of a variety of factors. Those differences in the manner o contact might have been responsible for the differences observed in the self-perception of their preparedness to perform several tasks onto the program. About 60% of the students were not satisfied with their education on the competences to use information systems, suggesting a few ways to fill the gap in their curriculum. In summary, the students from the sample are unsatisfied with their digital curriculum in the medical field. Many of the students did not feel comfortable to perform certain activities of consultation or insertion of information onto the system SClínico Hospitalar. The reason for these might be to the type of contact that the students had with the system. One of the activities that the students would like to see integrated in their curriculum would be the use of a student version of the original system SClínico Hospitalar, that they could use in simulations of clinical cases and ultimately in their various hospital internships. | eng |
dc.identifier.tid | 203182529 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/12735 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Competências em Ehealth | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação Informática da Saúde | por |
dc.subject | Estudante de Medicina | por |
dc.subject | Registos Eletrónicos de Saúde | por |
dc.title | A autoperceção dos alunos de medicina, dos anos clínicos, da sua preparação para usar as plataformas do Registo de Saúde Eletrónico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Medicina | por |
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