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Populismos: a clownização da politica

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Na perspetiva deste texto, considera-se que o tipo de interação social dominante, nas novas tecnologias da comunicação pode desencadear fatores que interferem diretamente na configuração das lideranças políticas ao nível das diferentes formações políticas: grupos, movimentos e partidos. Ao nível estritamente político, verifica-se a retoma de elementos pré-modernos. No contexto das redes e da indústria dos media, a autoridade legal-racional é substituída pela popularidade do líder carismático no sentido dado pela sociedade de comunicação. As competências necessárias ao exercício do poder passam a ser identificadas com as competências para gerar empatia emocional. O irracionalismo decorrente da exacerbação dos afetos convive com o mundo das mensagens instantâneas, dos diretos televisivos, dos tweets inflamados, das controvérsias dramatizadas e da polarização e fragmentação temáticas. Nesse sentido, são reativadas algumas das características estudadas na literatura das Ciências Sociais e Humanidades em torno do estudo do conceito de “personalidade autoritária”. (Adorno, Frenkel-Brunswik, Levinson e Sanford,1950) A alteração das lideranças políticas manifesta-se não apenas ao nível das instituições que atuam no sistema político. Manifesta-se também entre líderes de opinião que intervêm, informalmente, ao nível da interação entre pessoas no seio do grupo e, correntemente, numa forma particular de mediatização dessas interações, tal como se verifica ao nível das redes sociais digitais.

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Populismo Distopia Donald Trump Fake news Black Mirror Netflix Redes sociais

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