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Abstract(s)
Na perspetiva deste texto, considera-se que o tipo
de interação social dominante, nas novas tecnologias da
comunicação pode desencadear fatores que interferem diretamente na configuração das lideranças políticas ao nível
das diferentes formações políticas: grupos, movimentos e
partidos.
Ao nível estritamente político, verifica-se a retoma de elementos pré-modernos. No contexto das redes e da indústria dos
media, a autoridade legal-racional é substituída pela popularidade do líder carismático no sentido dado pela sociedade de
comunicação. As competências necessárias ao exercício do
poder passam a ser identificadas com as competências para
gerar empatia emocional. O irracionalismo decorrente da
exacerbação dos afetos convive com o mundo das mensagens
instantâneas, dos diretos televisivos, dos tweets inflamados,
das controvérsias dramatizadas e da polarização e fragmentação temáticas. Nesse sentido, são reativadas algumas das
características estudadas na literatura das Ciências Sociais
e Humanidades em torno do estudo do conceito de “personalidade autoritária”. (Adorno, Frenkel-Brunswik, Levinson
e Sanford,1950)
A alteração das lideranças políticas manifesta-se não apenas ao nível das instituições que atuam no sistema político.
Manifesta-se também entre líderes de opinião que intervêm,
informalmente, ao nível da interação entre pessoas no seio
do grupo e, correntemente, numa forma particular de mediatização dessas interações, tal como se verifica ao nível das
redes sociais digitais.
Description
Keywords
Populismo Distopia Donald Trump Fake news Black Mirror Netflix Redes sociais
Pedagogical Context
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Publisher
Labcom
