Repository logo
 
Publication

Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet

dc.contributor.advisorAntunes, Francisco José Peixeiro
dc.contributor.authorFerreira, Alexandre Filipe Norberto
dc.date.accessioned2015-02-24T19:31:02Z
dc.date.available2015-02-24T19:31:02Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013-10
dc.description.abstractO sucesso da presença comercial na internet de uma empresa é fortemente afetado pelas funcionalidades que possui. Com o aumento do número de websites disponíveis, a possibilidade de escolha dos consumidores é agora mais vasta, originando novos desafios às empresas no que concerne à atração e retenção dos consumidores online. A implementação equilibrada de funcionalidades dentro da presença comercial na internet é importante, não só devido complexidade e à carga cognitiva requerida na sua utilização, mas também devido a razões financeiras. Investir dinheiro (por exemplo, na aquisição de módulos de software, tempo de programação, manutenção e atualização, etc.) em funcionalidades que não são valorizadas pelos consumidores online, não parece uma afetação eficiente de recursos, especialmente quando estes são escassos, situação essa que corresponde a muitas pequenas empresas que operam na internet. No entanto, a literatura oferece pouca ajuda aos gestores para decidirem que funcionalidades devem ser implementadas, de acordo com uma base racional. Dentro deste contexto, pretendeu-se preencher com este trabalho a lacuna entre a revisão da literatura e a necessidade de ajudar na escolha das funcionalidades adequadas para implementar uma presença comercial na internet. Através deste trabalho identificaram-se 16 funcionalidades essenciais que devem ser implementadas, estando estas agrupadas em quatro conjuntos: processamento das encomendas; publicidade e destaque; análise de produtos; e pagamento tradicional.por
dc.description.abstractThe success of a commercial internet presence is strongly affected by its functionalities. With the increasing number of available websites, online consumers have a wider range of alternatives, while companies face new challenges, regarding their attraction and retention. A balanced implementation of functionalities within a commercial internet presence is important, because of not only the involved complexity and cognitive load required in their use, but also for financial reasons. Investing money on features (e.g., software modules, programming time, maintenance and update, etc.) that are not valued by online consumers, hinders an efficient allocation of resources, especially when financial resources are scarce, a situation that corresponds to many small businesses operating on the internet. However, literature provides little help for managers to decide which functionalities should be implemented, according to a rational basis. Within this context, this research sought to fill in the gap between literature review and the need for helping companies to understand better how to build and keep online businesses. Our work identified 16 essential functionalities grouped into four sets: order processing, advertising and prominence, product analysis, and traditional payment.
dc.identifier.tid201273799
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3087
dc.language.isoporpor
dc.relationStrategic Project - UI 308 - 2011-2012
dc.subjectConsumidores - Compra onlinepor
dc.subjectComércio electrónicopor
dc.titleFuncionalidades essenciais na presença comercial na internetpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleStrategic Project - UI 308 - 2011-2012
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6820 - DCRRNI ID/PEst-C%2FEEI%2FUI0308%2F2011/PT
oaire.fundingStream6820 - DCRRNI ID
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isProjectOfPublication9765fb15-33f3-409e-99ef-3d319bba459f
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9765fb15-33f3-409e-99ef-3d319bba459f
thesis.degree.disciplineGestãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet.pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: