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Nível de atividade física global dos alunos da Escola Básica do 2º e 3º ciclos D. Manuel I de Pernes do concelho de Santarém

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Abstract(s)

É hoje em dia consensual que a aquisição e adoção de hábitos de atividade física e desportiva em crianças e jovens traz inúmeros benefícios na saúde de cada um e na sua sociabilização plena, além de propiciar na idade adulta um estilo de vida mais ativo e saudável. Assim, a Educação Física surge como uma área privilegiada de intervenção e de ação na transmissão de comportamentos que incentivem e proliferem a atividade física e desportiva. O objetivo deste estudo foi caracterizar os diferentes níveis de atividade física global dos alunos da Escola Básica do 2º e 3º ciclos D. Manuel I de Pernes do concelho de Santarém. A população selecionada para este estudo é composta pelos alunos de ambos os géneros pertencentes à escola referida, sendo a amostra constituída por 200 alunos, distribuídos pelos 2º e 3º ciclos de escolaridade com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. A avaliação do nível de atividade física foi realizada através da aplicação do questionário de atividade física, proposto por Telama et al. (1997). Algumas questões do questionário desenvolvido por Cloes et al. (1997) foram igualmente aplicadas, com o intuito de conhecer a natureza da atividade física realizada (distinguindo atividade física orientada de não orientada por um treinador), as modalidades mais praticadas fora do contexto escolar, caracterizando o nível desportivo e o tempo de prática. Também foram colocadas questões de forma a ficarmos a saber qual o meio de transporte mais utilizado pelos alunos na deslocação para a escola e o seu tempo de percurso, e, por último, conhecer os resultados escolares obtidos na última avaliação a Educação Física. A análise preliminar das informações foi efetuada sob a forma de estatística descritiva (média e desvio padrão). Com vista a analisar as diferenças existentes no índice de atividade física (IAF) entre os alunos relativamente ao género, idade, ano, ciclo de escolaridade e resultados escolares à disciplina de Educação Física, recorremos ao teste t de student e ao teste one-way ANOVA para variáveis com mais do que duas classes. O grau de associação entre os diferentes IAF, a idade e os resultados escolares foi conhecido pela aplicação do teste paramétrico de Correlação R de Pearson. Os resultados indicaram que mais de metade da população estudada não realiza nenhuma atividade física de lazer ou participa em competições desportivas, além da realizada nas aulas de Educação Física. Apresentaram um IAF enquadrada entre o “Pouco Ativos” e o “Moderadamente Ativos. Verificámos que os alunos do sexo masculino apresentaram um IAF superior aos do sexo feminino (p>0.05) e que foram os alunos de 13 e 14 anos (p=0.065) que demonstraram possuir um IAF mais elevado. O 2º e 3º ciclos apresentaram um IAF muito idêntico (p>0.05). A prática de modalidades desportivas/atividades não orientadas é superior à relativa a desportos de competição. Os alunos que participaram em competições desportivas fazem-no maioritariamente ao nível de um clube e em termos médios há 3.7 anos. Verificámos a existência de uma correlação positiva e estatisticamente significativa (p<0.001) nos valores do IAF, o que nos leva a poder indicar que a um aumento da classificação à disciplina de Educação Física corresponde um aumento significativo dos IAF e vice-versa. Na globalidade os nossos resultados permitem-nos concluir que os níveis de atividade física dos alunos deste contexto educativo em particular são pouco ativos e com tendência a diminuir ao longo da idade. Com efeito, a elevada incidência de sedentarismo observada na amostra sugere ações intervencionistas que venham incentivar a prática adequada de atividade física e desportiva na população jovem.
It is now generally agreed that the acquisition and adoption of habits of physical and sport activity brings numerous health benefits for children and youth, also helping in their socialization in full, and providing a more active and healthier lifestyle in adulthood. Thus, the Physical Education emerges as a prime area for intervention and action in the transmission of behaviors that encourage and proliferate physical activity and sports. The aim of this study was to characterize the different levels of overall physical activity of students of Primary School 2nd and 3rd cycles D. Manuel I of Pernes, county of Santarém. The population selected for this study is composed of students of both genders belonging to that school, and the sample consisted of 200 students, distributed by the 2nd and 3rd cycles, aged 10 to 17 years. The assessment of the level of physical activity was made with the application of physical activity questionnaires proposed by Telama et al. (1997). Some questions of the questionnaire developed by Cloes et al. (1997) were also applied in order to know the nature of the physical activity practised (distinguishing oriented from non-oriented physical activity by a coach), the most practiced activities outside school context, with characterization of the level of sports and practice time. We also added questions to find the most used mean of transport in the way to school, jorney time and finally to get to know the results obtained in the last school physical education assessment. A preliminary analysis of the information was done in the form of descriptive statistics (mean and standard deviation). In order to analyze the differences in the rate of physical activity (IAF) among students in relation to gender, age, year, grade and school results to the discipline of Physical Education, we used Test T of Student and Test one-way ANOVA for variables with more than two classes. The degree of association between different levels of IAF, the age and educational achievement was known by the application of parametric Test R Pearson Correlation. The results indicated that more than half the population does not perform any physical or leisure activity or participate in sports competitions, besides the participation in physical education classes. They presented a IAF framed between "Little Assets" and "Moderately Active. We found that the male students had a higher IAF when compared to females (p> 0.05) and students of 13 and 14 years (p = 0.065) showed a higher IAF. The 2nd and 3rd cycles had a very similar IAF (p> 0.05). The practice of non-oriented sports / activities is superior to the practice of competitive sports. Students who participated in sports competitions do it mostly at a club and in average time for 3.7 years. We verified the existence of a statistically significant positive and correlation (p <0.001) in IAF values, which leads us to be able to indicate that an increase of grades in Physical Education represents a significant increase in IAF and vice versa.

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Keywords

Educação física Educação física - Modalidades praticadas Educação física - Nível desportivo Actividade física - Género - Idade

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