Repository logo
 
Publication

A criança enquanto consumidora: estudo das relações da criança com o Marketing e as marcas

dc.contributor.advisorDuarte, Paulo Alexandre de Oliveira
dc.contributor.advisorRodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
dc.contributor.authorVaz, Diana Manuel de Albuquerque e
dc.date.accessioned2015-01-30T12:52:26Z
dc.date.available2015-01-30T12:52:26Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2008
dc.description.abstractA presente investigação ostenta como objecto de estudo o comportamento da criança enquanto consumidora e a sua relação com o mundo das marcas. A pesquisa realizou-se através de um método qualitativo/quantificado de entrevistas semi-estruturadas associadas a algumas análises de frequências. Uma amostra de 32 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos foram as protagonistas da investigação. O processo de amostragem utilizado foi a amostragem por conveniência, especificamente através do método por julgamento. A selecção envolveu duas crianças de cada ano de escolaridade (1º, 2º, 3º e 4º anos), uma do sexo feminino, outra do sexo masculino em cada uma das duas escolas analisadas. Tendo como principais objectivos os de investigar o comportamento social da criança e o seu papel no processo de compra; interpretar a capacidade de influência exercida pelo público infantil; conhecer a que nível percepcionam as marcas, as reconhecem e qual a importância que lhes atribuem; investigar o contributo dos elementos de marca para as crianças, como as cores, os tipos de letra, as formas, as imagens e as personagens que cativam e prendem o público infantil às marca e percepcionar a ligação que as crianças estabelecem com os aspectos económicos e com os meios de comunicação, o estudo que aqui se apresenta procura enriquecer e contribuir para o conhecimento dos comportamentos tidos por elas. Assim, sai desse mesmo estudo a convicção de que as crianças são de facto consumidoras excepcionais. Influenciam e são influenciadas pelos principais agentes sociais com os quais contactam directamente e marcam e são marcadas pelas marcas que elegem e preferem aolongo de todo o seu desenvolvimento e aprendizagem social.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2953
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarketing infantilpor
dc.titleA criança enquanto consumidora: estudo das relações da criança com o Marketing e as marcaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para obtenção do grau de mestre em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado em Marketing - A Criança enquanto Consumidora.pdf
Size:
6.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: