Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Tese | 4.02 MB | Adobe PDF | ||
Anexos | 48.38 MB | Unknown |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório foi elaborado no contexto do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, focando-se na prática de ensino supervisionada, realizada durante o ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Campos Melo. Esta prática decorreu sob a orientação pedagógica do Mestre José Manuel Pereira. Foram acompanhados os percursos letivos completos de duas turmas de 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico, na disciplina de Educação Visual, e de uma turma de 11º ano do Ensino Secundário do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A.
O presente relatório encontra-se estruturado em três partes:
Na parte I, componente de investigação bibliográfica do presente relatório, aborda-se a Inteligência emocional no ser humano, centrando-se na sua validade e importância para o Homem, enquanto “ser individual” e “ser social”.
Na parte II, apresenta-se a análise dos currículos disciplinares das disciplinas onde incidiu a prática de ensino supervisionada: Educação Visual, 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico e, Desenho A, 11º ano do Curso Científico- Humanístico de Artes Visuais. Apresenta-se um breve resumo dos programas curriculares em vigor, em paralelo com a apresentação dos planos anuais desenvolvidos pela escola sobre as disciplinas mencionadas. Por último, faz-se uma sucinta análise crítica sobre os programas curriculares.
Na parte III, relata-se uma visão particular sobre a caracterização da Escola Secundária Campos Melo, focada sobretudo na sua envolvência com o mundo das Artes, em geral, e das Artes Visuais, em particular. Faz-se uma descrição sobre o grupo de Artes, os seus recursos humanos, infraestruturas e recursos técnico/tecnológicos. Caracteriza-se o grupo de estágio e as turmas diretamente envolvidas na prática de ensino supervisionada. Por ultimo, descreve-se, ilustra-se e reflete-se sobre um amplo conjunto de atividades curriculares e extracurriculares, realizadas e experienciadas nas turmas envolvidas na prática de ensino supervisionada, ao longo de todo o ano letivo.
Em apêndice (anexos e apêndices encontram-se, todos, em CD na contracapa deste relatório) apresentar-se-ão as respetivas Planificações, Fichas de Trabalho, Recursos Didáticos, Registos de Avaliação e Registos Fotográficos do decurso das aulas e dos trabalhos realizados e das atividades extracurriculares.
Description
Keywords
Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Educação visual Educação visual - Inteligência emocional
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior