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Fatores Humanos e Segurança de Voo: Sistema de Gestão de Fadiga para Trabalhadores de Placa

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Abstract(s)

Apesar de ao longo dos anos, os sistemas técnicos (equipamentos) terem vindo a evoluir, a maior parte das ocorrências, na indústria da aviação, nomeadamente na área de assistência em terra, estão em grande parte relacionadas ao erro humano [1]. Devido ao facto de no setor da aviação, se trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana, o sistema de trabalho por turnos é a opção mais viável e (única) para resolver esta problemática, fazendo com que a fadiga seja uma questão de (in) segurança importante e bastante significativa. Atualmente, o desempenho e estado de alerta dos trabalhadores de placa continua a ser afetado negativamente pela fadiga, aumentando o risco de acidentes/incidentes. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi estabelecer e propor um Sistema de Gestão de Fadiga, concebido para assegurar que os trabalhadores de placa não desempenhem as suas funções quando fatigados e para tomar ações de mitigação apropriadas, no sentido de minimizar as consequências da fadiga, provocada pelo trabalho por turnos [1]. Posteriormente foi realizada a sua validação através de inquéritos realizados a especialistas nesta área, para aferir a importância e viabilidade deste sistema, sendo seguidamente, efetuada uma análise entre o Sistema de Gestão de Fadiga proposto e o previsto sobre esta matéria na regulamentação europeia, com particular destaque para a que se aplica diretamente aos trabalhadores de placa (Regulamento (UE) nº 139/2014). As respostas obtidas, permitiram concluir que a implementação de um SGF é importante para a população de trabalhadores aeroportuários (lado ar), que esta implementação pode ser um instrumento útil e benéfico na gestão e prevenção de acidentes/incidentes e que o SGF proposto para trabalhadores de placa é adequado e/ou suficiente. Por fim, verificou-se que não existe qualquer incompatibilidade do Regulamento (UE) nº 139/2014, com a implementação de um Sistema de Gestão de Fadiga para trabalhadores de placa.
Although over the years, technical systems (equipment) have been evolving, most of the occurrences, in the aviation industry, namely in the ground handling area, are largely related to human error [1]. Due to the fact that in the aviation industry, one works 24 hours a day and 7 days a week, the shift work system is the most viable and (only) option to solve this problem, making fatigue an important and quite significant (in) safety issue. Currently, the performance and alertness of ramp workers continues to be negatively affected by fatigue, increasing the risk of accidents/incidents. In this sense, the overall objective of this study was to establish and propose a Fatigue Management System, designed to ensure that ramp workers do not perform their tasks when fatigued and to take appropriate mitigation actions to minimize the consequences of fatigue, caused by shift work [1]. Afterwards, it was validated through surveys conducted with specialists in this area, to assess the importance and viability of this system, and then an analysis was made between the proposed Fatigue Management System and the provisions on this subject in European regulations, with particular emphasis on the one that applies directly to ramp workers (Regulation (EU) No. 139/2014). The results obtained, allowed us to conclude that the implementation of a FRMS is important for the population of ramp workers, that this implementation can be a useful and beneficial tool in the management and prevention of accidents/incidents, and that the proposed FRMS for ramp workers is adequate and/or sufficient. Finally, it was found that there is no incompatibility of Regulation (EU) No. 139/2014, with the implementation of a Fatigue Management System for ramp workers.

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Keywords

Fadiga Fatores Humanos Segurança de Voo Sistema de Gestão de Fadiga Trabalhadores de Placa Trabalho por Turnos

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