Repository logo
 
Publication

A formação de professores de Inglês para o 1º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorMesquita, Paula Pinto Elyzeu
dc.contributor.authorNunes, Luís Manuel André
dc.date.accessioned2014-06-11T14:17:00Z
dc.date.available2014-06-11T14:17:00Z
dc.date.issued2011-10
dc.description.abstractEste trabalho visa problematizar a formação de professores de Inglês feita até 2005, ano da implementação do Programa de Generalização do Ensino do Inglês (PGEI) no ensino básico decretada pelo Ministério da Educação, e a sua adequação às novas funções que muitos professores assumiram, a partir dessa data, de ensino de Inglês a uma faixa etária bem mais jovem do que o habitual. Pretende este trabalho ainda perspectivar a necessidade de formação complementar que permita a estes professores desempenharem com mais qualidade pedagógica as suas funções e, assim, obter um estatuto mais digno e melhores garantias de futuro. Questionamos ainda a validade de alguns pressupostos que estiveram na origem da introdução do ensino do Inglês de forma generalizada no 1º ciclo do ensino básico. Num primeiro capítulo procedemos à análise dos documentos produzidos pelos organismos que têm acompanhado o PGEI: Comissão de Acompanhamento do Programa (CAP) e Associação de Professores de Inglês (APPI), confrontando-os com a literatura disponível sobre a temática. Num segundo capítulo analisamos o tipo de formação recebido pelos professores que iniciaram a implementação do PGEI em 2005 e, apoiando-nos novamente na literatura, tentamos perceber qual a sua adequação à nova realidade educativa que estes professores enfrentam. Num terceiro capítulo percorremos os vários métodos conhecidos para o ensino do Inglês, à luz do que é transferível para a leccionação da disciplina no 1º ciclo. Propomos, seguidamente, uma nova abordagem no ensino do Inglês neste ciclo a que chamamos Abordagem Comunicativa-Afectiva, onde a ênfase é colocada na comunicação e na criação de laços de afectividade entre alunos e professor. Por fim abordamos um caso de boas práticas e reflectimos sobre dados recolhidos junto das Câmaras Municipais, dos pais dos alunos de 1º ciclo e desses mesmos alunos e, ainda, dos professores que desbravam o terreno novo da leccionação do Inglês no 1º ciclo. A partir destes dados, propomos a formação que consideramos necessária para os professores deste novo nível de ensino.por
dc.identifier.tid101294190
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1845
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectAbordagem comunicativa-afectivapor
dc.subjectEnsino do inglêspor
dc.titleA formação de professores de Inglês para o 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Tese PhD Luís Nunes.pdf
Size:
2.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
No Thumbnail Available
Name:
Errata.pdf
Size:
107.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Errata
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: