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O Marketing Empreendedor nas PME de base tecnológica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Marketingpor
dc.contributor.advisorRodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
dc.contributor.authorAlmeida, Nuno Miguel Duarte Simões de
dc.date.accessioned2019-12-16T16:19:36Z
dc.date.available2019-12-16T16:19:36Z
dc.date.issued2017-11-7
dc.date.submitted2017-10-3
dc.description.abstractO presente estudo dedica-se à exploração do conceito de marketing aplicado às Pequenas e Médias Empresas (PME). Este tipo de empresas pela sua dimensão e pela sua fragilidade na obtenção de recursos a nível técnico, operacional, financeiro e humano utiliza o marketing de uma forma muito própria, mais informal, proactiva, intuitiva e não estruturada. Esta forma de estar no mercado intitula-se marketing empreendedor e é a base deste trabalho. Tendo em conta a especificidade das PME as práticas de marketing empreendedor são muitas vezes alicerçadas pela rede de relação dos empreendedores. O presente estudo analisa nove PME sediadas no Parkurbis, parque de ciência e tecnologia da Covilhã, através de entrevistas em profundidade. A incidência do estudo recai sobre o impacto da rede de relação em decisões de gestão, nomeadamente as associadas às estratégias do produto, preço, comunicação e distribuição. A análise foi feita de forma empírica com base em entrevistas onde se observou a importância da rede de relação dos empreendedores. A análise dos resultados permitiu concluir que a angariação de novos clientes e de novos negócios têm grande impacto resultante do contacto da rede de relação dos empreendedores, enquanto o estabelecimento do preço e a contratação de novos colaboradores têm um impacto menor.por
dc.description.abstractThe present study is dedicated to the exploration of the concept of marketing applied to Small and Medium Enterprises (SME). This kind of enterprises, due to their size and frailty obtaining resources on a technical, operational, financial and human level, uses marketing in a very particular way, a more informal, proactive, intuitive and non-structured way. This way of facing the market is called entrepreneurial marketing and is the base to this research. Taking into account the distinctiveness of the SME, the practices of entrepreneurial marketing are often founded on the entrepreneurs’ relationship network. This study analyses nine SME based in Parkurbis, Science and Technology Park of Covilhã, through in-depth interviews. The focus of the study is laid on the impact of the relationship network on management decisions, namely those associated to products, price, communication and distribution strategies. The interviews have been analysedempirically in which it was observed the importance of the entrepreneurs’ relationship network.The analysis of the results allowed me to conclude that the customer and new businesses acquisition has a great impact resulting from the contact through the entrepreneurs’ relationship network, while price setting and recruitment of new employees has a smaller impact.eng
dc.identifier.tid202337502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7834
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarketing Empreendedorpor
dc.subjectPequenas e Médias Empresaspor
dc.subjectRedes de Relaçãopor
dc.titleO Marketing Empreendedor nas PME de base tecnológicapor
dc.title.alternativeO Estudo da rede de relação dos Empreendedores - Caso das empresas sediadas no Parkurbis, Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhãpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Marketingpor

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